Planetário Oberon é reinaugurado com nova identidade visual

O Planetário Oberon, planetário digital móvel do campus Volta Redonda, foi reinaugurado no dia 25/06, durante o Youth20 (Y20) - Diálogo Regional da Juventude do G20, em Volta Redonda.

A ideia de um planetário móvel nasceu do desejo do professor Marco Aurélio Espírito Santo, do Campus Volta Redonda do IFRJ, de levar a astronomia para as escolas da região Sul Fluminense. Em operação desde 2015, o Planetário Oberon participou de eventos e visitou centenas de escolas, rompendo a barreira do Estado do Rio de Janeiro e estendendo suas atividades a outros estados da região Sudeste. No entanto, em 2022, danos na cúpula inflável interromperam suas atividades.

No final de 2023, o professor Marco Pacheco, com apoio da Reitoria, adquiriu uma nova cúpula e, ao lado do professor Espírito Santo, assumiu a coordenação do Oberon. A nova cúpula é feita de material mais leve e a coordenadora-geral de Comunicação Social e programadora visual do IFRJ, Juliana Santos, atualizou a logomarca e criou a nova identidade visual do planetário, destacando a marca institucional do IFRJ.

A reinauguração contou com a presença do reitor Rafael Almada e de Juana Nunes, diretora de Popularização da Ciência e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que participou da primeira sessão de cúpula. Juana ficou encantada com o planetário e com o rápido interesse do público, que formou longas filas de estudantes e adultos ansiosos para participar das sessões.

O Planetário Oberon exibe filmes em formato Fulldome, que preenchem todo o seu interior, simulando o céu, com o objetivo de divulgar a astronomia e despertar o interesse do público pela ciência.

Na reinauguração, o Planetário Oberon atendeu ao público do Y20 e do Colégio Getúlio Vargas (FEVRE), recebendo aproximadamente 250 visitantes. A realização da reinauguração durante o Y20 foi possível graças à articulação institucional do professor Pacheco e aos esforços coletivos do professor Espírito Santo, da coordenação do curso de Licenciatura em Física e de alunos voluntários.

Para mais informações sobre o Planetário Oberon, procure @planetariooberon nas redes sociais ou envie um e-mail para planetario.cvor@ifrj.edu.br.

Colaboração: Marco Pacheco