IFRJ recebe 115,10 milhões do MEC para obras de infraestrutura pelo PAC

Projeto da fachada da sede definitiva do Campus Belford Roxo

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) recebeu do Ministério da Educação (MEC) R$115,1 milhões para investimento em obras de infraestrutura. Os recursos integram a ação de consolidação do Novo Plano de Aceleração de Crescimento (Novo PAC) do governo federal.

Serão R$ 75 milhões investidos em Expansão, na construção dos novos campi: Parque Olímpico, Teresópolis e Complexo do Alemão. Outros R$ 40,1 milhões serão utilizados para a Consolidação de unidades existentes, em construções de sede definitiva (Belford Roxo), ampliação de unidades e construção de restaurantes estudantis.

Quando estiverem concluídas, as obras beneficiarão a comunidade acadêmica e a população das regiões atendidas pelas unidades.

Investimento — Até 2026, estão previstos mais R$ 950,8 milhões de investimento voltados à melhoria de infraestrutura dos institutos federais em todo o Brasil, totalizando R$1,4 bi na consolidação da rede federal. A fase de consolidação dos campi já existentes, em âmbito nacional, conta com a construção de restaurantes estudantis, bibliotecas, salas de aula, quadras poliesportivas, auditórios, laboratórios, além de ampliações e melhorias nas escolas.

O reitor Rafael Almada falou sobre o investimento recebido pelo IFRJ, sublinhando o valor da educação profissional e tecnológica para a instituição. “Esses investimentos são fundamentais para que possamos oferecer uma educação de qualidade e atender a demanda crescente por vagas no nosso instituto”, afirmou.

O secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou que a consolidação e a expansão — 100 novos campi de instituto federal —, associadas ao aumento do orçamento, simbolizam o fortalecimento e a valorização das instituições federais de ensino por parte do governo federal. “Este investimento tem impacto direto nas mais de 650 unidades da rede federal, gerando melhor atendimento aos estudantes e à comunidade em geral. Estamos atendendo uma demanda de anos, com grande volume de recursos do governo federal até 2026”, ressaltou Bregagnoli.

Novos campi — Este ano o governo federal lançou o plano de expansão de 100 novos campi de institutos federais pelo Brasil. O IFRJ foi contemplado com três novos campi: Parque Olímpico, Teresópolis e Complexo do Alemão.  O valor que será investido na construção e na aquisição de equipamentos e mobiliário de cada unidade é R$ 25 milhões. Os três novos campi do IFRJ, quando estiverem em funcionamento, ofertarão 1.400 vagas cada, majoritariamente de cursos técnicos. Com a expansão, o IFRJ passa a ter 19 unidades, incluindo a Reitoria, espalhadas em todo o estado.