IFRJ abre processo seletivo para bolsas de Professor Formador e Professor orientador de TCC no Curso de Pós-Graduação

A Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROEN) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) anunciou a abertura de um processo seletivo para a concessão de bolsas para as funções de Professor Formador e Professor Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os selecionados atuarão no curso de Pós-Graduação lato sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, oferecido por meio de uma parceria entre o IFRJ e o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O edital, já disponível ao público, estabelece as normas e procedimentos para a inscrição no processo seletivo. O objetivo é selecionar professores que contribuirão com o curso na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle do IFRJ. A iniciativa faz parte de um convênio entre o IFRJ e a UAB, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Professor Formador será responsável por ministrar e desenvolver atividades pedagógicas em um componente curricular específico do curso. Já o Professor Orientador de TCC terá a responsabilidade de orientar os alunos na elaboração de seus trabalhos finais, garantindo a qualidade e a relevância dos projetos apresentados.

Ambas as funções são regulamentadas pela Lei nº 11.273/2006 e pelas Portarias CAPES nº 183/2016, nº 15/2017, nº 139/2017 e nº 102/2019, além da Instrução Normativa CAPES/DED nº 2/2017.

Os candidatos interessados devem estar atentos às disposições do edital e às normas estabelecidas. Ao se inscrever, os candidatos aceitam as regras e condições descritas no documento. A seleção seguirá um processo simplificado, conforme as diretrizes estabelecidas pelos órgãos regulamentadores.

Essa é uma oportunidade para profissionais da educação se envolverem em um projeto relevante para a formação de docentes na área de Educação Profissional e Tecnológica, contribuindo para a qualificação de futuros profissionais.

Para mais informações, acesse o edital disponível neste link.