Inclusão e fortalecimento da Economia Solidária na Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

Na última segunda-feira, 12 de agosto de 2024, o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, se reuniu com o grupo gestor da Rede IF Ecosol para discutir a inclusão e fortalecimento da Economia Solidária na Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT), atualmente em construção. A reunião foi coordenada pela professora Etiane Araldi, docente do Campus Niterói, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária do campus e responsável pelo Programa de Qualificação Profissional e Social em Economia Solidária, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

A Rede IF Ecosol, uma articulação nacional que conecta servidores de Institutos Federais envolvidos com iniciativas de economia solidária, solicitou essa agenda com o reitor do IFRJ para debater a inserção da economia solidária na nova política de EPT. Durante a reunião, foram discutidas estratégias para que o reitor, que também é um dos representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) no Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) do Ministério da Educação (MEC), defenda a importância dessa abordagem no contexto da PNEPT.

O GTI, que foi instalado no dia 4 de julho, é composto por 36 membros titulares e seus respectivos suplentes, representando uma ampla gama de órgãos e entidades, incluindo o MEC, Casa Civil da Presidência da República, e vários ministérios e conselhos ligados à educação, ciência, tecnologia, agricultura, trabalho, entre outros. O objetivo do GTI é produzir subsídios para a formulação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que impactará diretamente a estrutura e os rumos da educação técnica e profissional no Brasil.

A reunião contou também com a participação de representantes das pró-reitorias de Extensão (PROEX) e de Ensino (PROEN) do IFRJ, que têm acompanhado de perto as ações de economia solidária dentro da instituição. A ideia central do encontro foi articular uma estratégia para que o professor Rafael Almada, junto com o grupo gestor da Rede IF Ecosol, possa defender a participação ativa e o fortalecimento da economia solidária na nova política de EPT.

Durante o encontro, foram destacadas as experiências exitosas de economia solidária já implementadas no IFRJ e em outros Institutos Federais, enfatizando a importância de que essa abordagem seja considerada na formulação da PNEPT. A economia solidária, que promove formas de organização econômica baseadas na cooperação, autogestão e solidariedade, tem se mostrado uma ferramenta poderosa para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.

Ao final da reunião, o reitor Rafael Almada reafirmou seu compromisso com a defesa da economia solidária como um componente essencial na formação dos estudantes da rede federal, destacando que o fortalecimento dessas iniciativas dentro da PNEPT pode contribuir significativamente para a construção de uma educação profissional mais inclusiva e voltada para o desenvolvimento social e econômico do país. Além disso, será realizada uma articulação para que possam debater os temas dentro das Câmaras Setoriais da PNEPT, inclusive com a possibilidade de fortalecer a participação da rede Ecosol.