IFRJ marca presença na RIW

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) participou da Rio Innovation Week (RIW) 2024, em diversas frentes. O Programa Extensão Cultural do IFRJ, em parceria com a organização do evento, ofereceu passaportes e transporte para estudantes e servidores de vários campi, permitindo uma ampla participação no evento. Foram em torno de 1000 ingressos distribuídos entre estudantes e servidores. Incluindo a ida dos Diretores da rede que participaram do FORTI/CONIF.

O Programa "Leve sua turma com o Extensão Cultural", garantiu a ida de 11 ônibus partindo dos campi Duque de Caxias, Nilópolis, Niterói, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti. O projeto é uma iniciativa que visa ampliar a participação de estudantes nas programações culturais do Programa Extensão Cultural.

Na terça-feira, 13/08, o professor e diretor no Campus Belford Roxo do IFRJ, Flávio Sabrá, participou da mesa redonda “Antropocruzo: Pesquisa, Design e Carnaval”, no RIW Pop Tech - Palco 3 - armazém 1A. Estiveram ao seu lado: Luiza Novaes, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio; Leonardo Bora, carnavalesco da Acadêmicos do Grande Rio; Nilton Gamba Jr, diretor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio; Kallie Dias, pesquisadora e mestranda em Design da PUC-Rio e Desirée Bastos, professora Adjunta da UFRJ-EBA.

Além disso, o lançamento do livro "Trilhas Formativas na Docência da Educação Profissional e Tecnológica" no stand da FAPERJ, no Armazém 4 do Píer Mauá, acontece nesta quarta-feira, 14/08, às 16:30. O evento reúne autores, educadores e profissionais da área para celebrar esta importante obra coletiva, dedicada ao ensino na educação profissional e tecnológica.

Medalhas - Durante o evento, o IFRJ também providenciará a entrega de medalhas e troféus aos alunos que se destacaram nas Olimpíadas Científicas Regionais e Nacionais. O instituto homenageará, na sexta-feira (16/08), os jovens e os professores que conquistaram resultados expressivos na OIAGRO (Olimpíadas Agronegócio), organizada pelo IFRJ, e na OTB (Olimpíada Território do Brasil), organizada pelo IFBaiano.

Na OIAGRO, competição que visa promover a inovação e a sustentabilidade no agronegócio, os alunos do IFRJ foram reconhecidos por suas soluções criativas e tecnológicas, destacando-se entre as melhores equipes da região Sudeste. Seus projetos, focados em sustentabilidade e tecnologia, refletem o compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento de soluções práticas para desafios reais no setor.

Além disso, os estudantes também brilharam na OTB, uma competição nacional que reúne talentos de todo o Brasil para resolver problemas utilizando tecnologias emergentes. A participação de destaque dos alunos do IFRJ nesta competição nacional é um testemunho do nível elevado de ensino e preparação oferecido pela instituição.

Há na programação, ainda, as seguintes mesas e paineis:

14 de agosto de 2023

Inovação Sustentável: Integrando ESG na Estratégia de Inovação Corporativa

AUDITÓRIO PEDRO ERNESTO - PALCO 18 - ARMAZÉM 4 - 17h

Maurício Gonzalez -  Diretor Executivo Centro de Serviços Compartilhados | Globo Comunicação e Participações S/A

Gloria Rubião - ESG Governance - Executive Manager | TIM S.A.

Marcio Gianini - Gerente de Projetos de Inovação | Eletrobras Cepel

Simone Alves - Professora do Cmapsu Rio de Janeiro do IFRJ

15 de agosto de 2024

O Clima na Sala de Aula: Formação de Protagonistas das novas economias de baixo carbono