O  IFRJ realiza a Reunião do Fórum de Pró-reitores de Extensão dos Institutos Federais, CEFETs e Colégio Pedro II, o Forproext, de 27 a 29 de agosto.

O Forproext é um órgão de assessoramento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e tem por finalidade a formulação e o desenvolvimento das políticas educacionais relativas à extensão na Rede Federal.

A abertura aconteceu no auditório do prédio da Reitoria do IFRJ, no Centro do Rio, e teve em sua mesa solene: representando o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, o reitor substituto e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Marcus Vinícius da Silva Pereira; a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Rio de Janeiro, professora Ana Luísa Soares da Silva e a coordenadora do Fórum, Marlova Bennedeti.

Ana Luisa Soares destacou a importância do evento, “há muito estávamos acalentando a realização desse momento, é um dia muito especial para mim, para toda a equipe da PROEX. Que bom estarmos recebendo nesse primeiro dia nossos COExs, nesse momento de troca, de aprendizagem”.

A pró-reitora chamou a atenção para alguns dos trabalhos que vem sendo realizado no IFRJ, como a Política de Cultura do Instituto, um trabalho denso, envolvendo todos os campi; a política de acessibilidade da instituição; o lançamento do catálogo dos cursos de Extensão, o manual dos cursos de Extensão, além do  calendário de eventos.

Marlova falou sobre a organização, agradeceu a todos que colaboraram, e abriu uns parênteses para falar sobre um significado particular a respeito do evento. “Para mim é algo particularmente muito relevante, estar aqui hoje com vocês, depois de tudo que o Rio Grande do Sul passou há algum tempo. No IFRS perdemos uma estudante, familiares de estudantes, tivemos campi alagados, famílias que perderam tudo. E quero fazer um agradecimento muito especial a cada um desse Fórum, vocês, que auxiliaram, fizeram pix, um agradecimento muito especial às outras instituições, que também nos ajudaram”.

imagem da plateia

Marcus Vinícius Pereira deu as boas-vindas, lembrou do clima de expectativas pela realização de um Fórum para a construção de trabalhos cada vez mais consistentes, fortalecendo o diálogo e a troca de experiências.

Ludmila Silva, coordenadora de Extensão do IFRJ Campus Mesquita, acredita que participar do Encontro Nacional do FORPROEXT representa para os coordenadores e diretores de Extensão do IFRJ uma excelente possibilidade de aprimorarem a sua formação enquanto gestores da extensão nos seus respectivos campi, sobretudo pelos temas abordados durante o encontro, como curricularização da extensão e execução de TEDs na Extensão, imperativos para o Fórum de Gestores do IFRJ. “Além disso, foi uma oportunidade única de dialogarmos com gestores da extensão de todo o Brasil”.

O evento tem uma agenda que inclui mesas para debates sobre temas relevantes, como: formação sobre captação de recursos, curricularização da Extensão, PNCC – programa de  formação dos  agentes territoriais de cultura; Estratégias de fortalecimento da Rede EcoSol na RFEPCT etc.

Na programação também há espaço para uma agenda cultural, que destaca uma visita guiada ao Teatro Municipal, visita ao Real Gabinete Português, passei na orla, entre outras.