Programa Autonomia e Renda Petrobras abre inscrições para curso técnico gratuito

Iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais, também disponibilizará aos estudantes bolsas-auxílio mensais enquanto estiverem estudando.

O Programa Autonomia e Renda Petrobras, uma iniciativa da Petrobras em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), está com inscrições abertas, de 20 de agosto a 13 de setembro, para o Curso Técnico de Segurança do Trabalho ofertado no campus Duque de Caxias. São 30 vagas para o curso que ocorrerá de forma presencial (segunda a sexta-feira) turno noturno com duração de 2 anos.

Os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período em que estiverem realizando os cursos. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos a bolsa-auxílio será no valor de R$ 858 mensais.

Além do auxílio financeiro, a iniciativa ainda apresenta como diferenciais: reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade; acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais.

De acordo com a coordenadora do Programa no IFRJ, Luana Ribeiro, este programa é uma oportunidade valiosa para capacitar tecnicamente e transformar a vida dos participantes, oferecendo não apenas qualificação profissional, mas também suporte integral durante o período de estudos. Estamos comprometidos em ampliar o acesso à educação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores das áreas abrangidas pelas operações da Petrobras.

Inscrições e seleção

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do Programa Autonomia e Renda Petrobras (autonomiaerenda.com.br). Para se inscrever, o(a) candidato(a) deve preencher o formulário eletrônico e anexar os documentos. O candidato com dificuldades de acesso à internet pode se inscrever presencialmente nos seguintes dias e endereço: 10 a 13 de setembro das 16h às 19h, Av. República do Paraguai, 120 - Vila Sarapui, Duque de Caxias – RJ.

A seleção é por sorteio público. O resultado será divulgado no dia 23 de setembro. A previsão é de que as aulas tenham início no dia 02 de outubro de 2024.

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul), cujo objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas para capacitação em nível técnico e qualificação profissional.

Nos próximos 4 anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 130 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás de 30 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Com a oferta de cursos gratuitos de alta qualidade, a concessão de bolsas-auxílio e outros benefícios, o Programa Autonomia e Renda Petrobras visa ampliar a oportunidade de trabalho e transformar a vida dos participantes, proporcionando melhores condições de empregabilidade e autonomia financeira.

Em caso de dúvidas, acesse o portal clicando neste link.

Leia o Edital na íntegra clicando neste link.