Nota do IFRJ sobre o Concurso de TAE – 2021/2022

O Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ vem a público informar que, desde a suspensão do edital do Concurso Público para provimento de cargos técnicos administrativos em educação, tem trabalhado para a retomada do processo exatamente na etapa em que foi interrompido. No entanto, houve fatos no certame que comprometeram a legitimidade do processo, não restando outra opção senão o cancelamento total do concurso, no sentido de garantir os princípios que regem a administração pública.

O Concurso Público organizado pelo Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS) apresentou problemas graves, tais como descumprimento dos objetos do contrato pela empresa e fragilidades na organização das etapas, entre outros, que culminaram com a necessidade de rescisão do contrato com a referida empresa. O IFRJ é o maior prejudicado nessa situação e utilizará todos os meios jurídicos para garantir o direito à indenização por danos relacionados à violação da honra ou da imagem gerada por essa empresa à Instituição e que afetam também a credibilidade institucional. Inclusive, já há um processo judicial iniciado na 6º Vara Federal do Rio de Janeiro de autoria do IFRJ contra a IUDS.

As ações do IFRJ, ao longo do processo, foram na tentativa reduzir ao máximo os impactos aos candidatos e, inclusive por isso, que foi necessário um tempo maior nas análises e na discussão de alternativas possíveis.O compromisso fundamental do IFRJ é contribuir com a educação no Estado do Rio de Janeiro, como tem feito, e nossa equipe tem por certo que retomar este processo desde o início será essencial para sua legitimidade e para a continuidade da nossa prestação de serviços que visa acima de tudo o interesse público.

Assim, o IFRJ lamenta os transtornos dessa situação e deixa a todos a exortação de que se reinscrevam no novo concurso para continuarem tendo uma oportunidade de fazer parte da família IFRJ, construindo uma educação pública, gratuita e de qualidade que a sociedade merece.

Edital nº 2, de 5 de janeiro de 2022 - Anulação do edital nº 0030/2021 e seus retificadores do concurso público para provimento de cargos técnicos administrativos em educação

Edital nº 3, de 5 de janeiro de 2022 - concurso público para provimento de cargos técnicos administrativos em educação