Logo IFRJ

NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO

Tendo em vista os últimos acontecimentos envolvendo falas racistas em dois vídeos gravados fora da instituição de ensino – cuja autoria foi de uma estudante, menor de idade, que estuda no IFRJ Campus Arraial do Cabo – e divulgados, ontem, dia 21 de setembro em um aplicativo de mensagens, que geraram revolta e manifestações no Campus, a Direção do Campus vem a público lamentar e repudiar veementemente o episódio, afirmando que tal prática não condiz com os princípios educacionais e antirracistas da instituição. 

O IFRJ Campus Arraial do Cabo mantém permanentemente o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), realiza ações de conscientização contra o racismo com ações, oficinas e palestras no âmbito do Campus e da Comunidade Externa. 

A Direção do Campus esclarece que instaurou um procedimento de apuração disciplinar discente e as penalidades escolares serão aplicadas com base nas diretrizes do Regulamento da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, conforme a Resolução IFRJ/CONSUP nº 13 de 16 de maio de 2018. 

A Direção informa, ainda, que acionou o responsável pela estudante e comunicará o Conselho Tutelar do município onde a aluna reside para acompanhar a menor conforme os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRJ, que abriga a Diretoria de Diversidades e Ações Afirmativas, organizou uma roda de conversas, a ser realizada nos próximos dias, em conjunto com o Campus Arraial do Cabo. O evento "O Racismo no Ambiente Escolar" será composto por 3 mesas cujos temas serão: 1) Racismo - como agir? Quais os procedimentos legais?  2) A função da Cultura, Representações Estudantis e Organizações Coletivas no combate ao racismo  3) O Racismo no Esporte.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS