Logo IFRJ

Novas doações de álcool 70%

Polícia Militar e comunidades de Dom Jaime Câmara e da Lagartixa receberam cerca de 300 litros produzidos pelo Instituto

O Campus Rio de Janeiro doou mais 300 litros, aproximadamente, de álcool 70º INPM nesta sexta-feira (03/04). Foram contempladas com a doação as comunidades de Dom Jaime Câmara, em Padre Miguel, da Lagartixa, em Costa Barros, e a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Cada uma recebeu cerca de 100 litros.

Peterson Bezerra, presidente da associação de moradores de Dom Jaime Câmara, destacou a importância da doação recebida para a comunidade. “Temos pessoas muito carentes, sem condições até mesmo de comprar um sabonete. E esse álcool está chegando para ajudar demais a comunidade, que tem uma necessidade muito grande. Só temos que agradecer à instituição e ao reitor, que me atendeu com o maior carinho e em nenhum momento hesitou em ajudar”, afirmou.

Joseandro Freive Vieira, presidente da associação de moradores da comunidade da Lagartixa, disse que iniciativas como a do Instituto precisam de suporte para continuar. “É muito importante essa iniciativa do IFRJ, que deve receber apoio do governo federal para que mais comunidades possam ser atendidas. Eu venho de uma comunidade que têm locais que não tem saneamento básico. Temos que agradecer que encontramos um reitor e uma instituição com um lado voltado para a cidadania. Quero agradecer a todos os profissionais da instituição envolvidos nesse projeto”, declarou.

“Já produzimos, até o momento, 460 litros de álcool distribuídos entre a fórmula glicerinada, que é para as mãos, e a não glicerinada, que é para superfícies. Temos uma expectativa, que depende de termos insumos e doações suficientes, de produzir de 3 a 4 mil litros no mês de abril”, estimou Eduardo Coelho, um dos coordenadores da equipe que produz álcool 70% no Campus Rio de Janeiro.

Harley Martins, outro coordenador da equipe do Campus Rio de Janeiro, enfatizou que o IFRJ está fazendo o seu papel, de prestar apoio à sociedade neste momento de crise. “A produção disso aqui para nós é fundamental. As pessoas estão muito envolvidas, vários servidores envolvidos voluntariamente, inclusive alunos e ex-alunos também. Entendemos que estamos fazendo a nossa parte e a Reitoria está apoiando os campi. Têm iniciativas em vários campi, e aqui no Rio de Janeiro estamos muito felizes em poder contribuir”, afirmou.

Reinaldo de Medeiros, aluno do curso de Processos Químicos e ex-aluno do curso Técnico em Química, integra é um dos voluntários que integra a equipe. Ele destacou que o projeto visa somar no esforço da comunidade no sentido de ajudar a minimizar os impactos negativos da ausência de álcool gel no mercado para quem mais precisa: hospitais, policiamento e comunidades carentes. “Além disso, o projeto é relevante para a formação dos alunos e para a comunidade do IFRJ como um todo, pois mostra que a teoria aprendida nos livros e testadas nos nossos laboratórios pode e deve ser útil na prática, quando necessário e relevante. Mostra a capacidade de realização. Só de pensar que algumas dessas nossas garrafas de álcool podem contribuir para salvar vidas faz todo esse esforço coletivo valer à pena e fazer pleno sentido. É a educação pública, gratuita e de qualidade mostrando seu papel social”, disse Reinaldo.

Insumos - Hoje o IFRJ também recebeu doação de insumos para a produção, vindos do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). O INT doou cerca de 170 litros de material para a produção de álcool 70%.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS