Novo reitor do IFRJ toma posse em Brasília

mesa solene do evento, em frente ao banner com logo do ministério da educação

Rafael Amada (ao microfone) é o novo reitor do IFRJ e assume mandato por quatro anos

O novo reitor do IFRJ, Rafael Almada, tomou posse do cargo nesta terça-feira (08/05), às 11h, na Esplanada dos Ministérios – bloco “L”, edifício-sede do Ministério da Educação, 9º andar, Sala de Atos – em Brasília, Distrito Federal.

A cerimônia de posse contou com a presença, na mesa solene, do ministro de Estado da Educação, Rossieli Soares; da ministra interina de Estado da Cultura, Mariana Ribas; da secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério de Educação, Eline Nascimento; da deputada federal Benedita da Silva; do deputado Elmar Nascimento e do novo reitor do IF Bahia, que também tomou posse hoje, Aécio Costa. Os pró-reitores da nova gestão, alguns diretores-gerais dos campi do IFRJ e o ex-reitor, professor Paulo Assis, também estiveram presentes na nomeação.

O reitor Rafael Almada destacou que já vivenciou algumas posses em sua vida em gestão pública, mas confessou que esta é umas das solenidades que lhe causa um turbilhão de sentimentos inimagináveis até então. “Primeiro porque, por ser um cargo eletivo, carrego uma responsabilidade e a confiança de uma comunidade acadêmica que me confiou expectativas e o direcionamento de suas vidas profissionais. Segundo porque, neste momento, deixo de ser uma pessoa física para ser uma pessoa jurídica que, enquanto reitor, tem a responsabilidade de garantir para milhares de jovens ansiosos por transformação em suas vidas, melhorias em suas vidas e oportunidades em suas trajetórias profissionais. Uma transformação na vida delas, assim como a Rede Federal transformou a minha vida”, explicou.

Novo reitor e sua comitiva posam para a foto em frente ao banner com o logo do ministério da educação
O reitor Rafael Almada (de terno preto, ao centro) teve a companhia dos pró-reitores
da nova gestão, alguns diretores-gerais dos campi do IFRJ e do ex-reitor, Paulo Assis

O reitor enumerou ainda os princípios básicos que orientarão a sua gestão: integração, consolidação, transparência e visibilidade, valorização humana e social e desenvolvimento e sustentabilidade. Enfatizou ainda sua perspectiva de realizar uma gestão participativa, com o auxílio de pró-reitores, diretores, conselhos e comunidade acadêmica devido ao caráter multicampi do IFRJ. “Buscaremos a união consensual e ética de todos os campi, docentes, técnico-administrativos e discentes em torno de um só ideal: um Instituto Federal integrado, íntegro e que as divergências de opinião e os debates sejam instrumentos para as melhores decisões”, afirmou Almada.

Durante a solenidade, o ministro de Estado da Educação, Rossieli Soares, se comprometeu a assinar, nos próximos dias, as portarias de autorização de funcionamento dos campi em implantação que ainda necessitam destes documentos.

Sobre o reitor

Rafael Barreto Almada é professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Doutor em Engenharia Química pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ex-aluno do IFRJ, possui formação em Técnico em Química (2001), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2005), Licenciatura em Química (2009) e Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (2009) e Mestrado (2008) em Engenharia Química pela COPPE- Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professor de Físico-Química, Química Analítica e Química Ambiental no campus Rio de Janeiro do IFRJ. Ao longo da sua trajetória profissional, participou de importantes iniciativas e gestões educacionais: vice-coordenador do curso Técnico em Química – IFRJ; conselheiro representante docente no Conselho Superior – IFRJ; coordenador geral de Programas e Projetos e pró-reitor de Extensão – IFRJ; coordenador nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão – FORPROEXT/CONIF; assessor especial para o Desenvolvimento da Extensão Tecnológica do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC/MEC; conselheiro representante do MEC no Conselho Superior do Instituto Federal do Acre, Instituto Federal de São Paulo, Colégio Pedro II e do Conselho Diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; conselheiro e presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região.

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: química de produtos naturais, química ambiental, controle ambiental, inovação tecnológica, tratamento de efluentes domésticos e industriais e técnicas e avaliação de reúso para os diversos fins.