Nuged promove palestra para debater a questão do assédio sexual

Atendendo a uma demanda do corpo discente do campus, o Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) do campus Arraial do Cabo realizou uma discussão tematizando a questão do assédio sexual.  No dia 19 de março, contando com a parceria e colaboração da Casa da Mulher Trabalhadora (CAMTRA), a temática foi debatida com a presença da coordenadora-geral da CAMTRA, Eleutéria Amora da Silva, e da assessora de Projetos da CAMTRA, Suane Felippe Soares, em duas rodas de conversa (uma pela manhã e outra à tarde) intituladas “Assédio sexual: vamos falar sobre esse assunto?”.

Nos dois turnos o auditório esteve lotado. Vale destacar que as reflexões foram além do assédio sexual, tratando da violência física contra mulher, feminicídio, homofobia, feminismo negro, objetificação do corpo feminino, anticultura do estupro, empoderamento feminino, importância das denúncias e a urgência desses debates.

Enquanto traziam relatos, perguntas e testemunhos, estudantes, professores e técnicos administrativos criavam cartazes com frases, convocações, palavras de ordem e poesias sobre esses temas, que depois foram lidos e comentados pelos presentes. Os cartazes serão afixados nas paredes do campus para que o debate e a reflexão continuem ecoando por outros dias. Cartilhas elaboradas pela CAMTRA, explicando o que é assédio sexual, também foram distribuídas entre os presentes.

A professora Maria Aparecida Gomes Ferreira, atualmente responsável pelo Nuged do campus, destacou a importância de ações educativas como essa no espaço escolar – como garante a Lei Maria da Penha em seu 8º artigo – e reconheceu a importância e o apoio de dos componentes do Nuged (Fernando Oliveira, Rafael Rizzo, Evelyn Morgan, Ana Paula, Marcelo Japiassu e Beatriz Sant´anna) e de outros servidores, que não compõem o Núcleo, para realização de uma ação educativa dessa magnitude, no atual contexto social.

Endossando as demandas e pautas em questão, o diretor-geral do campus, David Barreto de Aguiar, também esteve presente às atividades, na parte da manhã. Já o diretor de Ensino, Bruno Lima, compareceu à palestra da tarde.