Palestra do curso Técnico em Secretaria Escolar ofertado em EaD

O último trimestre do curso Técnico em Secretaria Escolar – ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e que tem o campus Belford Roxo como polo presencial – teve início com a palestra Documentação Legal: a responsabilidade do secretário escolar. O evento teve como objetivo principal apresentar e debater a responsabilidade do secretário escolar em relação à documentação legal das instituições educacionais.

A ação buscou atender uma demanda por atividades acadêmicas voltadas para os profissionais das secretarias escolares. O curso busca profissionalizar trabalhadores de nível médio, preferencialmente servidores atuantes em áreas de apoio pedagógico e administrativo da educação pública, com capacidade para solucionar problemas à luz da legislação, colaborando com a gestão escolar.

O evento foi organizado pelo coordenador do polo, professor Estevão Leite, e pela professora mediadora presencial, Elaine Mateus. Estiveram presentes os alunos do curso Técnico em Secretaria Escolar, a presidente da Associação de Professores e Inspetores Escolares (APIES), Roselene Pereira Lemos da Silva, além de cerca de 20 profissionais de Instituições Educacionais da Baixada Fluminense. O convite foi feito considerando a experiência profissional e acadêmica na análise de documentos legais de diversas instituições educacionais.

Estevão Leite, professor e coordenador do polo do campus Belford Roxo, afirmou que o evento foi muito importante para os profissionais das redes de educação. “O evento possibilitou que os profissionais pudessem compartilhar experiências e esclareceu as principais dúvidas de cunho teórico-prático. Destaca-se também que a palestra promoveu um momento de integração e fortalecimento das redes de servidores que atuam no apoio técnico-pedagógico”, ressaltou.

O objetivo do encontro foi alcançado por meio da apresentação dos principais documentos legais utilizados nas instituições educacionais, assim como pela promoção do debate e pela troca de experiências.