Palestra de prevenção ao uso de drogas é realizada no campus Volta Redonda

A Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD) de Volta Redonda realizou, no dia 27 de março, uma palestra no campus do IFRJ voltada para os professores e servidores acerca da prevenção ao uso de drogas e álcool na escola.

Durante a palestra, foi abordada a influência do álcool e das drogas na vida acadêmica dos alunos que, em algumas vezes, para se livrarem do estresse cotidiano e da cobrança, podem se envolver com essas substâncias e acabarem ficando dependentes. Pessoas que estavam presentes na palestra puderam relatar seus casos de contato com a bebida e como isso influenciou nas atitudes tomadas atualmente.

Foi discutida, também, a procura dos alunos por medicação relacionada à ansiedade e depressão, doenças que se tornaram o grande mal do século, acometendo muitos jovens e fazendo o número aumentar cada vez mais. O uso excessivo de energéticos também torna-se um perigo ao ser consumido com álcool, pois acaba sobrecarregando as artérias do coração, podendo causar um infarto.

Para a equipe da Coordenação Técnico-Pedagógica (CoTP), a palestra ultrapassou as expectativas: “ A palestra foi altamente didática, atingindo o cerne da questão, em uma linguagem reflexiva, direta e abrangente. No aspecto pedagógico, atende às demandas da comunidade escolar e se mostrou altamente envolvente, tanto para o corpo docente quanto para a equipe técnica, motivando-nos a engajarmo-nos nesta seara tão difícil e tão recompensadora”, afirmou Cleber Vicente Gonçalves, técnico em Assuntos Educacionais da CoTP.

A palestra teve como objetivo incentivar a prática de ações conscientizadoras sobre o uso de drogas e álcool, além de falar um pouco sobre a necessidade de um programa contra o uso de drogas em instituições de ensino.

Colaboração: Daniela Romanelli