Palestras mobilizam a comunidade interna e externa na IX SEMACIT

Palestra "Gênero e Diversidade na Formação dos Professores" foi a primeira do segundo dia de evento

No segundo dia da IX Semana Científico-Tecnológica – SEMACIT, ocorrido em 30/10, o campus Duque de Caxias contou com palestras, que tiveram a interação do público no auditório, além de oficinas e cursos. As atividades promoveram o engajamento dos discentes e funcionários no evento.

Na palestra da manhã, o tema foi “Gênero e Diversidade na Formação dos Professores”. Fizeram parte do debate a diretora-geral do campus, Maria Celiana Pinheiro; a docente de Psicologia, Gabriela Salomão; o professor de Português da UFRJ e servidor da prefeitura de Magé, Cristiano Brasil; além de outros convidados. “A palestra foi bem provocativa e levou ao questionamento de posturas e discursos já cristalizados. Tivemos uma ótima participação dos alunos, não só em quantidade com o auditório cheio, como também com perguntas e considerações”, afirmou a professora Gabriela.

A docente explicou, ainda, a importância de uma discussão sobre o assunto. “Tratar de gênero e sexualidade é pensar na base da sociedade patriarcal e na manutenção do poder. Precisamos construir um olhar crítico e usar nossos privilégios para ajudar a incluir as minorias”, disse.

Na parte da tarde, as oficinas e os minicursos contaram com visitantes do entorno, além dos discentes. O representante do Conselho Regional de Química do Rio de Janeiro (CRQ-III), Gandhi Giordano, proferiu uma palestra sobre “Indústria Química e as oportunidades profissionais no Estado do Rio de Janeiro”. Gandhi palestrou no lugar do reitor do IFRJ, Rafael Almada, que é também presidente do CRQ-III.

A programação apresentou, também, uma mesa redonda sobre “Vacinar ou não vacinar: eis a questão” com os representantes da Fiocruz Fabiana Melgaço, Livia Villar, Caroline Baldin, Carolina Sacramento, Noemi Rovaris e Arthur Alves.

Outra mesa redonda sobre “A importância da estatística na Sociedade”, com a professora de Matemática do campus Duque de Caxias, Nathália de Almeida, o professor de Físico-Química Thiago Cordeiro e o licenciando em Química, Gabriel Matheus de Araújo continuou movimentando a tarde do campus.

O Instituto ofereceu minicursos e oficinas até às 21h30 para atender às turmas da noite. Houve a participação intensa dos alunos, servidores e moradores da comunidade nas atividades.

Discente do 7º período de Licenciatura em Química, Ygor Velloso comentou a experiência de participar da SEMACIT. “Assisti a duas palestras que chamaram a minha atenção. A SEMACIT proporcionou uma vivência diferente, seja com cultura, seja com conhecimento, ou arte. A interação tornou as palestras e mesas-redondas proveitosas”, declarou.