Parceria entre os campi Belford Roxo e Paracambi

Equipe da IFRJ dos campi Belford Roxo e Paracambi fechando empréstimo das maquinas de costura

O campus Belford Roxo fechou uma parceria com o campus Paracambi, que concedeu um empréstimo de 13 máquinas de costura. Os equipamentos serão usados nas aulas práticas do curso Técnico em Produção de Moda, nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas extensões e no futuro curso Técnico em Artesanato, que será iniciado em agosto de 2018.

As primeiras conversas foram costuradas em junho de 2017, entre o diretor de Ensino de Paracambi, Elânio Medeiros, e o diretor de Ensino de Belford Roxo, Raphael Argento. No final de 2017, esse diálogo foi retomado e a parceria foi concretizada no dia 18 de janeiro de 2018, com o acerto do empréstimo entre a Direção-Geral dos campi.

A diretora-geral do campus Paracambi, Cristiane de Oliveira, se diz satisfeita por contribuir com a formação de inúmeros jovens e adultos da Baixada Fluminense, e afirma ainda que a realização dessa parceira fortalece o IFRJ. “Quem ganha com isso é a população, que pode participar de cursos gratuitos e de qualidade. Os alunos poderão contar com máquinas que proporcionarão aulas práticas com uma infraestrutura que antes não tinham”, disse.

A associação entre as direções possibilitou um melhor aproveitamento dessas máquinas, que não estavam sendo utilizadas. Segundo o diretor-administrativo do campus Belford Roxo, Thayron Rangel, o acordo é benéfico para ambas as partes. “Essa parceria é importante porque acaba otimizando as questões orçamentárias e de patrimônio dos dois campi”, falou.

Para a coordenadora e professora do curso Técnico em Produção de Moda, Heloisa Helena, não só o curso de Moda vai ser beneficiado, como todo o campus também. “Graças aos novos equipamentos será possível dar aos alunos o que mais precisam, que é a prática e o maquinário que possibilita uma produção não somente idealizada, e sim, concretizada”, concluiu.

Essa parceria reforça as relações cada vez mais próximas entre os campi e o trabalho em rede, sempre em prol de uma educação pública inclusiva, gratuita e ofertada com qualidade, a fim de formar profissionais capacitados.