Parceria intercampi viabiliza projeto de fazenda inteligente

Em busca de uma proposta de fazenda eficiente, o campus Pinheiral é parceiro do projeto idealizado pelo campus Duque de Caxias “Um sistema de recolhimento de dados utilizando sensoriamento de multidão para ambientes agrícolas inteligentes”. A ação visa colher e analisar dados ligados à produção agrícola para auxiliar nas tomadas de decisão e automatizar ações no campo.

Depois de produção e testes em laboratório, a equipe do projeto instalou um protótipo de um sistema de monitoramento de temperatura, luminosidade e umidade no campus Pinheiral no dia 27 de fevereiro. A fase seguinte fará o teste em uma estufa de mudas, também em parceria com a unidade de Pinheiral.

A coordenadora do projeto, a professora Emanuele Nunes de Lima, do campus Duque de Caxias, explicou que a proposta objetiva recolher dados que poderão ser acessados remotamente pela internet e auxiliar na tomada de decisão da administração de uma fazenda. Emanuele explicou, ainda, que o projeto testa a ideia de automatizar a irrigação de plantações através do monitoramento de dados a partir do protótipo em teste.

O projeto conta com a colaboração do professor Heider Franco, do campus Pinheiral. Além disso, a ação tem a contribuição do professor Sergio Thode Filho, do campus Duque de Caxias e do professor Claudio Farias, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A proposta envolve os alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, na modalidade de Jovens e Adultos, do campus Duque de Caxias.