Logo IFRJ

Plano Estratégico Institucional (PEI)

Link inativo.

 


 

O Plano Estratégico Institucional (PEI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) foi elaborado concomitante ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ambos com vigência 2024-2028. Este documento foi construído tendo como diretrizes a Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020, a Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE), a Lei nº 11.892/2008 – Lei de Criação dos Institutos Federais, o Acórdão no 2.267/2005 do Tribunal de Contas da União (TCU), as referências metodológicas da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e o Plano Plurianual (PPA) vigente. 

Este documento apresenta 15 objetivos estratégicos criados a partir das análises das matrizes SWOT e PESTEL e, ainda, com base no Balanced Scorecard (BSC), onde os objetivos estão alocados em 4 perspectivas: Resultados para a Sociedade, Processos Internos, Pessoas e Infraestrutura e Orçamento. Foram definidos juntos aos gestores responsáveis das principais áreas do IFRJ, um total de 113 metas com indicadores que proporcionarão a mensuração e o monitoramento do progresso para o período vigente. Ademais, foram pactuados 56 projetos estratégicos que possibilitam o desenvolvimento institucional.

Nesta edição, o PEI apresenta de forma inovadora as fichas técnicas dos indicadores. Cada indicador possui uma ficha técnica que apresenta atributos, onde é possível visualizar o que se pretende medir, o objetivo estratégico associado, o método de cálculo, a descrição dos componentes, o peso do indicador, a unidade de medida, a dimensão do indicador, a polaridade, a fonte de dados e o período de apuração.


Diretrizes Institucionais

 

Uma instituição é verdadeiramente representada pela tríade de suas diretrizes institucionais: missão, visão e valores. A missão define nosso propósito fundamental, a visão delineia nossos objetivos futuros e os valores são os princípios que nos guiam em cada passo.

 

Promover a educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade no Estado do Rio de Janeiro, por meio da educação humana, profissional, científica, cultural e tecnológica, contribuindo para a transformação de vidas e o desenvolvimento do país.
Ser referência em educação profissional, científica, tecnológica e cultural, de forma humana, inclusiva, diversa e plural, integrando as ações inovadoras de ensino, pesquisa e extensão em consonância com as demandas da sociedade e a transformação de vidas.
Ética; Equidade e Justiça Social; Valorização de Pessoas; Diversidade e Inclusão; Excelência e Qualidade; Integração; e Responsabilidade Social, Ambiental e Econômica.


Os objetivos estratégicos representam as principais mudanças que o IFRJ visa obter com base na nossa missão, visão e valores definidos de forma coletiva. Para facilitar o alcance dos objetivos, estes são desmembrados em metas mais específicas que, por sua vez, facilitam  o seu controle, o monitoramento e a mensuração. Esses objetivos estão divididos em 4 perspectivas: Resultados para a Sociedade, Processos Internos, Pessoas e Infraestrutura e Orçamento. A correlação dos objetivos e das perspectivas podem ser observadas acima, no Mapa Estratégico.

Para a sociedade, a adoção de práticas lastreadas no BSC possibilita a promoção de uma educação pública, gratuita e de qualidade, assim como a construção de referências em educação profissional, científica, cultural e tecnológica. Esses resultados são consequência direta da implantação de modelos estruturados de gestão estratégica, da alocação otimizada de recursos, da ampliação da transparência, da redução de despesas e do aumento da cobertura de atendimento dos serviços públicos, ocasionando crescente esforço de profissionalização na gestão.

Os processos internos servem de alicerce para outras perspectivas, visando sobretudo obter resultados positivos e a satisfação dos usuários do serviço público, bem como desenvolver processos novos. Com o objetivo de especificar quais trâmites permitem que a organização seja realmente boa e suficiente, os processos internos estão diretamente interligados a indicadores de tempo, capacitação de recursos humanos, qualidade, produtividade, entre outros.

Quanto às pessoas e à infraestrutura, o IFRJ entende o capital humano como o conjunto de conhecimentos, competências, habilidades e talentos dos agentes públicos (know-how ou expertise) – todos necessários ao desenvolvimento dos planos estratégicos, que exercem um papel fundamental para o autodesenvolvimento e a melhoria constante, aumentando, dessa forma, sua eficiência operacional. 

Por fim, na dimensão orçamentária, são considerados os indicadores que demonstram se a execução da estratégia está de fato contribuindo para a otimização dos resultados financeiros. Neste âmbito, são analisados o crescimento e a otimização do uso das receitas públicas e da produtividade.


A relação entre a gestão estratégica e o PEI é direta e crucial. A gestão estratégica fornece a orientação e a estrutura para a criação do PEI e este se torna o instrumento que traduz a visão e os objetivos estratégicos da organização em ações concretas e mensuráveis. Para garantir a eficácia do PEI, é fundamental o uso de indicadores de desempenho.

Esses indicadores fornecem dados objetivos e mensuráveis que facilitam o acompanhamento do desempenho institucional para as metas pactuadas. Para a construção dos indicadores do PEI, foi utilizada a metodologia SMART que determina que todos os indicadores precisam ser mensuráveis, específicos, atribuíveis, realistas e temporais. Ou seja, para o aspecto mensuráveis, os indicadores devem apresentar de forma nítida e inequívoca o que é, onde se quer chegar e quais ações são necessárias para seu alcance. Para o aspecto específico, deve ser quantificável visando o resultado que se deseja alcançar e reflete a necessidade e importância dos indicadores. Quanto ao aspecto atribuível, versa sobre a especificação de quem serão os responsáveis pelo alcance das metas. Deve ainda ser realista e levar em conta as capacidades do IFRJ dentro do período proposto das ações. Por último, deve ter um prazo previsto para seu alcance considerando o período de vigência do plano.


 

Os projetos “são esforços temporários empreendidos para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMI, 2004). A gestão de projetos facilita a organização, direção e o controle das atividades realizadas, a fim de assegurar o alcance dos objetivos desenhados por meio de práticas recomendadas pelo Project Management Institute (PMI).

Durante o processo de elaboração do PEI, as gestoras e os gestores responsáveis pelas principais áreas do IFRJ definiram um total de 56 projetos estratégicos relacionados com as metas e o alcance dos objetivos estratégicos traçados para o ciclo de 2024-2028. A relação apresentada não impede que outros projetos estratégicos sejam conduzidos pela gestão no tempo de vigência deste documento, pretende a princípio traçar uma linha de base para as próximas entregas e, consequentemente, para as prestações de conta.

 


Em breve serão lançados os painéis de monitoramento do PEI 2024-2028.


ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS