Logo IFRJ

O perigo da ignorância e do ódio no holocausto

O auditório Ator Paulo Gustavo do Campus Niteroi sediou o evento ‘Holocausto e suas consequências para a humanidade’ no dia 11 de novembro.

Conscientizar o público a respeito dos terrores do Holocausto e suas consequências, com o objetivo de evitar a propagação de todas as formas de discriminação, foi a proposta do evento idealizado pelo professor Samuel Gabbay.

O público envolveu as turmas de ensino médio integrado, que prestigiaram a palestrante Sofia Débora Levy, professora, escritora e psicóloga especializada nesse momento triste da história moderna. “O nazismo foi muito maior do que ódio aos judeus, vários povos, culturas e etnias foram perseguidos: Negros, Sérvios, LGBTs, ciganos… Hoje eu trouxe meios legais. Aqui no Brasil temos a lei N° 7716 de 1989, lei federal, que criminaliza essas expressões, que tem sido aplicada a esses grupos e isso precisa ser difundido, as pessoas não podem hesitar em fazer valer essa penalização”, disse Sofia, que fez um alerta: “Precisamos trabalhar essa questão do combate ao ódio e ao radicalismo enquanto é tempo, pois quando isso se propaga rapidamente, os mecanismos legais são os únicos que farão alguma diferença”.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS