Plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

Estudantes do Ensino Médio e Técnico do Campus Pinheiral, a partir de uma proposta de preservação de espaços ambientais na unidade, realizaram o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, no dia 23 de novembro, na área da Microbacia Nilo Peçanha.

A ação, idealizada por estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente, através da disciplina “Projetos Integradores”, contou também com a participação de alunos dos primeiros anos dos cursos do Ensino Médio e Técnico, em desenvolvimento do conteúdo “Práticas de aventura”, da disciplina de Educação Física.

“É muito significante, após um período pandêmico em que perdemos muitas atividades práticas, termos a chance de realizar um plantio idealizado por nós alunos. É incrível, estamos super empolgados para plantar todas as mudas e continuar com o monitoramento da área, mesmo após a formatura”, disse a estudante Maria Eduarda.

A atividade faz parte do projeto “Recuperação de área degradada do IFRJ - Campus Pinheiral, através do reflorestamento” e tem a participação dos professores: José Arimathéa, Gabriela de Souza e Felipe Pinho e do técnico em Agropecuária, Almir Ferreira.

Os estudantes idealizadores do projeto são: Maria Eduarda dos Santos Campos; Ana Giulia de Oliveira Soares; Thaynara Rodrigues Cândido dos Santos; Thalles Augusto de Souza Oliveira, da turma MA 303 e Polyana de Oliveira Machado, da turma MA203.

Segundo a estudante Thaynara Rodrigues, a proposta é que o projeto continue com as próximas turmas de terceiros anos do curso Técnico em Meio Ambiente. “Muito orgulho do nosso projeto e tudo que o IF nos proporciona e nos permite realizar,” disse.

As espécies selecionadas para o plantio foram pioneiras, secundárias e clímax, todas nativas do bioma Mata Atlântica, sendo elas:

PIONEIRAS – grumixama, cedro rosa, goiabeira, urucum, jabuticaba

SECUNDARIAS – oiti, ipê amarelo, ipê roxo, jacarandá, jenipapo

CLIMAX – sapucaia

No dia 07 de dezembro, acontecerá uma segunda etapa do plantio. A ação é aberta a estudantes dos primeiros anos dos cursos de Ensino Médio e Técnico, e do segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente. O ponto de encontro será na quadra coberta, às 13h.