Presença de mulheres negras na Ciência é debatida em palestra

Foi realizada no campus Duque de Caxias a palestra “A Presença das Mulheres Negras na Ciência”, na quarta-feira, dia 13 de março. A atividade é a primeira de várias que trazem à tona dois temas relevantes neste mês: o Dia Internacional da Mulher e os 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo. Tais eventos foram propostos e organizados pelo Grêmio Estudantil Carlos Augusto Mendes, do campus Duque de Caxias, e pelo Coletivo Negritude Federal, com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).

A palestra foi ministrada pela mestra Carla Mahomed, doutoranda em Educação pela UNIRIO e vice coordenadora do NEABI do campus. A pesquisadora trouxe dados quanto à presença das mulheres nas ciências e possíveis causas do seu apagamento ao longo da história, fazendo um paralelo com a própria experiência de vida. Para ela, esse tema ainda é necessário na escola porque é atual e está presente em vários âmbitos da sociedade. “São poucas as mulheres negras presentes no meio científico e sobre elas recai um duplo preconceito: ser mulher e ser negra. Há um esvaziamento histórico do conhecimento científico africano, uma falta de estímulo às meninas negras quanto a seguir carreiras científicas”, ponderou.

João Pedro Ferreira, diretor-geral do Grêmio, destacou a importância desse espaço de conversa: “Esse conjunto de eventos permitirá, aos estudantes do campus, discutir sobre o ‘não lugar’ das mulheres dentro da sociedade, principalmente o ‘não lugar’ das mulheres negras”, disse.