A primeira aula prática noturna no Laboratório Espaço Ecológico Educativa

A partir do estudo de caso do Laboratório do Espaço Ecológico Educativo (EEcoE), os alunos do 5º período do curso Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Pinheiral observaram e contextualizaram, na prática, serviços ecossistêmicos da Mata Atlântica em uma trilha noturna. A atividade aconteceu no dia 09 de maio.

A proposta foi uma caminhada de conhecimentos com pontos de parada para discutir sobre os serviços ecossistêmicos, enfatizando: a biodiversidade da Mata Atlântica, a ciclagem de nutrientes e o papel da floresta na conservação da água. Também foi discutido sobre a sucessão florestal, assim como o papel de algumas espécies animais e vegetais nesse processo.

De acordo com a professora responsável pela atividade, Cristiana do Couto Miranda, o foco da proposta foi ainda discutir sobre os “recursos naturais” que, historicamente, foram explorados na região do Médio Paraíba. “Sem medidas conservacionistas, a partir de uma visão antropocêntrica e utilitarista da natureza,” analisou a professora. “Dessa forma, debatemos os consequentes problemas socioambientais oriundos do uso e ocupação desse território, assim como a importância em repensar os benefícios da natureza como ‘Bem Comum''', explicou Cristiana. Ela conclui ainda: “Para fechar essa aventura, foram apresentadas e discutidas experiências de conservação e recuperação florestal e dos serviços ecossistêmicos.”

A realização da atividade contou com o apoio da médica veterinária, Gisele Santos de Meireles, os técnicos Marlon Sarubi e Almir Ferreira. A trilha teve também o suporte do professor e guia de trilhas, Samir Gomes Vilas Boas. “As dicas e orientações dele foram muito importantes para que essa aventura, no período da noite, pudesse acontecer de forma segura e com o melhor proveito,” declarou a organização da atividade.

Laboratorio do Espaço Ecologico Educativo (EECoE)

O EECoE é um laboratório prático criado com o intuito de despertar a consciência ambiental e servir de instrumento de aprendizado. O espaço atende aos públicos interno e externo ao campus.

A visita ao local é gratuita e guiada — geralmente, por alunos do próprio campus — que contam sobre a história do local, curiosidades, apresentam projetos do laboratório e espécies da fauna e da flora do espaço.

Durante o percurso, os visitantes podem conferir, por exemplo, a árvore do dinheiro e uma árvore sapucaia com mais de cem anos de idade e curiosidades.

O trabalho do EECoE conta, ainda, com o apoio do Museu de Ciências Naturais Ipê-Amarelo, localizado no Centro de Visitantes. O museu expõe coleções de animais; minerais; rochas; solos; esqueletos; carpoteca (coleção de frutos) e sementeca (coleção de sementes) e um ambiente marinho.

Agendamentos de visitas podem ser realizados pelo e-mail eecoe.cpin@ifrj.edu.br.