Primeiro dia da nova gestão é marcado por ato ecumênico

Reitor Rafael Almada e religiosos posando para foto

Representantes religiosos estiveram na manhã de hoje (9) no gabinete do reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, para um encontro ecumênico.

O evento foi uma iniciativa do próprio reitor, que fez questão de enfatizar a necessidade de um ato que fosse capaz de congregar as mais diferentes vozes e pensamentos em prol de um único objetivo. “Gostaria de agradecer a cada um de vocês pela presença. O IFRJ tem uma preocupação muito grande em abraçar a diversidade, em respeitar os pontos de vista divergentes, e acima de tudo de combater qualquer tipo de preconceito que impeça o pleno desenvolvimento de uma formação cidadã para nossos alunos”.

A Iyalorisa Torody de Ogum, do Ile Asè Ala Koro Wo, falou sobre os tempos difíceis por que passam os terreiros de candomblé. “O que vemos lá fora nos dá medo, porque a palavra de ordem parece ser a intolerância. Nesse sentido, é muito importante estarmos todos aqui hoje, juntos, contribuindo e desejando que o professor Rafael Almada faça um bom trabalho, porque ele não foi apenas eleito, ele foi escolhido para ocupar este cargo”, disse.

Padre Luigi Turato, italiano oriundo da cidade de Pádua, que atua na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Vilar dos Teles, na Baixada Fluminense, falou sobre sua experiência pessoal no país. “Sinto-me abençoado por estar em um lugar [Brasil] com tanta diversidade religiosa e cultural. Aqui existe diálogo, embora estejamos longe da perfeição. E este encontro hoje é algo importante, vindo exatamente de uma instituição de ensino”. Ao final, o padre fez uma oração de São Francisco de Assis e a entregou ao Reitor.

Marilena Mattos, dirigente espiritual umbandista, falou dos projetos desenvolvidos pela Casa de Cláudia e de como é importante ser inclusivo. “Nosso trabalho reúne adeptos de várias religiões. O que realizamos vai além das práticas religiosas. E o Pai, no final das contas, é um só para todos”, concluiu.

Reitor Rafael Almada (de blazer), representantes religiosos, pró-reitores e servidores

O Sheik moçambicano Adam Mohammad, membro da liderança muçulmana da Mesquita da Luz, localizada na Tijuca, representando o islamismo, enfatizou que a proposta do IFRJ de inclusão social e respeito às diversidades vai ao encontro de suas aspirações religiosas. “Os jovens precisam mesmo desse resgate de valores, de conhecerem os bons princípios. Precisamos disso, dessa união de força e energia”, falou.

O Pastor Ricardo Morais, membro da Igreja Batista Atitude, em Guaratiba, também servidor do IFRJ, destacou um trecho da Epístola aos Colossenses (3:23): “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e não para os homens”. A teóloga Maria da Fé, conhecida como “Fezinha”, membro da Igreja Metodista em Fonte Carioca, São João de Meriti, também participou do ato.

O ato ecumênico teve, ainda, uma benção especial de cada um dos religiosos para nova gestão. O reitor, emocionado, agradeceu mais uma vez todas as bênçãos e disse que não poderia começar sua gestão sem esse encontro. “A presença de vocês e o respeito à diversidade religiosa e cultural, nosso desejo de levar adiante um trabalho sério, centrado em obter o máximo possível de resultados através da realização de nossas atividades, enfim, tudo que envolve nossos ideais ganha uma luz ainda mais forte com esse ato. O estado laico é aquele que respeita as religiões”, acrescentou.

Estiveram presentes na reunião: a pró-reitora de Ensino, Alessandra Ciambarella; o pró-reitor de Pesquisa, Rodney Albuquerque; o pró-reitor de Administração, Igor Valpassos, além do técnico-administrativo Eládio Bandeira e o professor Júlio Page, do campus Duque Caxias.