Primeiro dia da SEMAC mobilizou comunidades interna e externa

alunos do campus na quadra

A V Semana de Arte e Cultura (SEMAC) deu a largada e o espírito de competitividade e solidariedade tomaram conta do campus. A diretora-geral do campus Duque de Caxias, Celiana Lima; o coordenador de Extensão, Rodrigo Lemos; o pró-reitor adjunto de Extensão, Julio Page e a presidente da Associação de Moradores de Duque de Caxias, Kelly Santos, fizeram a abertura da V Gincana da unidade, no dia 23 de maio.

Na quadra tiveram atividades como uma apresentação de dança livre; futsal masculino e feminino; cabo de guerra misto; queimado feminino; basquete masculino e handebol feminino e masculino. Além disso, no corredor, tiveram atividades como tênis de mesa masculino e feminino; disputa de vídeo game na sala do segundo andar; dama na modalidade mista e quebra-cabeça.

“Acho a SEMAC um ganho muito grande para eles. Mesmo com o espírito de rivalidade, é quando eles se mobilizam e se integram melhor”, afirmou a professora de Química Orgânica, Lívia Tenório. Ela reforçou, também, a importância dos docentes e funcionários participando junto com os alunos no evento. “A ideia é essa, integrar todo mundo. Quando um professor não defende a bandeira de um grupo, o outro reclama. Esse estímulo dos professores é muito legal”, completou.

Entretanto, não só as atividades na quadra chamaram atenção. O campus recebeu outras atrações que motivaram reflexões e aprendizados para os discentes. As oficinas de jogos educacionais de Física e imersão em Libras também envolveram os alunos presentes.

Primeiro dia da SEMAC

Mas não parou por aí. Na parte da tarde, as oficinas dos Desafios de Imigração, de Alemão e Slackline movimentaram a escola. O destaque da noite foi a reunião com a Associação de Moradores para discutir sobre as questões do entorno da Vila Sarapuí.

O coordenador de Extensão, Rodrigo Lemos, analisou o primeiro dia do evento. “Sempre nos surpreende positivamente. Temos um fluxo muito bom de pessoas circulando. A SEMAC acaba sendo a semana acadêmica queridinha dos alunos por conta dessa capacidade de interação. A gincana é a força que impulsiona isso, mas as atividades de oficinas e palestras também, pois abordam as diversidades, e no campus Duque de Caxias há espaço para abraçar todas essas diferenças. A escola precisa ser assim, plural e multifacetada. A quinta edição está aí para ratificar isso”, concluiu.

E tem muito mais. O campus receberá, nos próximos dias, outras interações para o público. Clique aqui para saber tudo sobre a programação.

Comissão – A comissão organizadora da SEMAC foi formada pelos docentes de Educação Física Ana Beatriz Tavares, Bruno Patrício, Leandro Almeida e de Química Orgânica, Gabriela Mendonça, Lívia Tenório e Guilherme Vilela.