Primeiro Fashion IF expõe trabalhos de alunos

Com o objetivo de expor, através de desfile, o trabalho realizado pelos alunos do curso Técnico em Produção de Moda, o campus Belford Roxo promoveu o primeiro Fashion IF. O evento, que aconteceu no dia 15 de dezembro, promoveu trocas culturais e abriu espaço para a moda da Baixada Fluminense, dando visibilidade ao trabalho dos discentes.

De acordo com o professor de moda, têxtil e sustentabilidade e organizador do evento, Welton Zonatti, o evento oferece aos alunos a vivência do trabalho na área da Produção de Moda e proporciona a exposição de novos talentos ao mercado. “O Fashion IF fixou o IFRJ campus Belford Roxo como um expoente na formação de profissionais para o mundo da moda na região do Rio de Janeiro. Além disso, contou com apresentações artísticas e culturais de convidados externos e de professores, o que contribui muito para a formação de um ambiente feliz e com troca pessoal”, afirmou.

Welton destacou, ainda, que o evento acrescentou culturalmente aos presentes: “Acredito que um dos destaques foi a mensagem sobre ‘Luta e Resistência’ passada no desfile todo, principalmente no último look, quando a modelo vestida de noiva retira suas vestes na frente de todos revelando um outro vestido por baixo, com mensagens contra o feminicídio e machismo. Foi emocionante!”, ressaltou.

O evento foi pensado a partir da disciplina de "Produção de Editoriais Publicitários e Eventos de Moda", ministrada pelos professores Welton Zonatti e Lara Ovídio.  A responsabilidade sobre a construção de looks e dos eventos de moda, como o desfile, ficou por conta de Zonatti; já a professora de fotografia coordenou a montagem e o lançamento da revista VAN – que traz um editorial de moda desenvolvido pelos alunos – no mesmo dia do desfile.

Lara acredita que a revista VAN possibilitou aos estudantes desenvolverem um processo de criação. “Os alunos levaram mais ou menos dois meses desenvolvendo o editorial da revista. A cada semana surgiam novas ideias, avanços e experimentações, gerando um debate em sala de aula. Acho que a qualidade do trabalho tem a ver com o tempo e o amor que foi empregado. Então, para mim, a importância da VAN é que ela dá a oportunidade de o aluno desenvolver um processo de criação artístico/comercial com orientação de um professor. No que depender de mim, teremos uma revista VAN por semestre”, destacou.

Já para o diretor de implantação do campus, Márcio Franklin, o evento foi uma oportunidade de mostrar para a comunidade o trabalho desenvolvido pelos alunos do campus Belford Roxo. “O desfile e a revista descrevem as ações desenvolvidas no editorial de moda, sendo mais uma forma de divulgação do curso, dos alunos e do campus como um todo. A gestão trabalhará de modo a fazer com que este evento integre o calendário de atividades oficiais do campus Belford Roxo”, enfatizou.