Problemas de acesso ao Sistema Enade

Atenção concluintes que se encontram inscritos(as) na edição 2021 do Enade: todos os inscritos nessa condição deverão acessar o Sistema Enade até o dia 13 de novembro de 2021 para fazer atualização de cadastro e preencher o Questionário do Estudante. Essas são ações obrigatórias para que o(a) estudante faça a prova do Enade em 14 de novembro de 2021. Caso não sejam realizadas no prazo indicado, o(a) participante ficará automaticamente em situação irregular junto ao Enade, estando impossibilitado(a) de colar grau e receber sua documentação de conclusão de curso.

Diante dos recorrentes problemas encontrados por nossos estudantes na execução desta etapa, esclarecemos que o IFRJ, assim como as demais instituições de ensino superior, não tem nenhuma gerência sobre o Sistema Enade, que é de responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Assim, todos os problemas apresentados pelo sistema deverão ser reportados diretamente ao INEP através de seus canais de atendimento, preferencialmente acompanhado com o print da tela de erro.

Os canais oficiais do INEP são:

Fale Conosco – Autoatendimento do INEP

Telefone: 0800616161

Vale ressaltar que a Pró-reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROEN) e a Diretoria de Adjunta de Indicadores e Pesquisa Institucional (DIPI/PRODIN), por meio do Pesquisador Institucional, também reportaram nos canais oficiais do INEP os problemas recorrentes que nossos estudantes têm enfrentado para cumprir com as etapas citadas acima e seguirão acompanhando as demandas.