Logo IFRJ

Processo de Seleção Simplificado

O IFRJ divulga Edital contendo as normas referentes ao Processo de Seleção Simplificado para o 1º semestre de ano letivo de 2024, dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Músico de Banda e de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, ofertados pelo IFRJ - Campus Duque de Caxias.

O curso FIC de músico de banda tem por objetivo qualificar estudantes na perspectiva de uma formação cidadã, ao desenvolver saberes de prática musical em nível básico, por meio da preparação técnica e interpretativa de gêneros musicais e repertórios variados. O profissional egresso do curso terá condições de atuar como integrante de grupos com características distintas, tais como: orquestras, bandas, conjuntos de música popular, ambientes de novas mídias, além de grupos musicais de empresas, segmentos religiosos e associações artístico-culturais.

O curso FIC de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão tem por objetivo capacitar e aperfeiçoar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho de forma eficiente para atuar como eletricista predial, atendendo as normas de segurança vigentes e seguindo procedimentos técnicos de qualidade. Essa capacitação possibilitará ao profissional a habilidade de se adequar às frequentes mudanças sociais e tecnológicas, a fim de que possa desfrutar das oportunidades de um mercado de trabalho com crescente demanda de mão de obra qualificada em estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços.

A classificação dos candidatos se dará por meio de 3 (três) tipos de vagas: para Pessoa com Deficiência (PcD), para os que se autodeclararem em Negros(as) (Preto(as) ou Pardo(as) ou Indígenas (NI) e para a Ampla Concorrência (AC).

Serão ofertadas  20 vagas para o Curso de Formação Inicial e Continuada – FIC em Músico de Banda (20 vagas) e 15 vagas para o curso Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, sendo que, deste total, 5% (cinco por cento) serão providas para candidatos(as) que se declararem Pessoa com Deficiência (PcD) e 20% (vinte por cento) para candidatos(as) que se autodeclararem Negros(as) (Pretos(as) ou Pardos(as)) ou Indígenas (NI).

Inscrições: A inscrição será realizada, no período definido no ANEXO I - CRONOGRAMA, por meio do preenchimento on-line do Formulário de Inscrição disponibilizado na página do IFRJ, https://portal.ifrj.edu.br/estude-ifrj-duque-caxias. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Link da página do processo seletivo: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-qualificacao-profissional/cursos-fic

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS