Processo seletivo: Mestrado Profissional e Doutorado Profissional

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)  torna público o presente Edital contendo as normas do Processo Seletivo2021, que terá início a partir de julho de 2021,para os cursos de Mestrado Profissional e de Doutorado Profissional do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) do Campus Nilópolis do IFRJ.

O Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências é de natureza interdisciplinar e visa aprofundar os conhecimentos científicos adquiridos na formação acadêmica, desenvolver capacidades criadoras e técnico-profissionais na área em questão, promover a competência pedagógica, ética e científica, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores em ensino de ciências e formar profissionais que possam atuar como pesquisadores autônomos e como docentes em disciplinas da educação básica, da graduação e da pós-graduação.

É dirigido aos profissionais portadores de diploma de graduação, em especial aos licenciados, obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, que atuem na educação formal (educação básica ou superior) ou não formal. Destacamos que o objeto de estudo, independentemente da área de formação, deve estar fortemente atrelado às linhas e projetos do curso, envolvendo de forma clara e consistente o ensino de ciências.

Será oferecido as quintas e sextas-feiras, nos turnos diurnos (manhã e tarde), sendo obrigatório que esses dias estejam disponibilizados pelos candidatos aprovados durante todo o período de execução do curso.

O prazo de conclusão é de dois anos e meio (30 meses), que poderá ser prorrogado, a critério do Colegiado do PROPEC, por até 6 (seis) meses.

O Curso de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências é de natureza interdisciplinar e visa formar profissionais pesquisadores que possam conduzir projetos de desenvolvimento e investigação e produzir conhecimento de forma autônoma, aprofundando conhecimentos científicos, culturais, artísticos e/ou tecnológicos por meio de um estudo prático e/ou metodológico, com base em um referencial teórico, tendo como finalidade a elaboração e a apresentação de tese de um produto educacional;

É dirigido aos profissionais portadores de diploma de graduação obtido em cursos reconhecidos pelo MEC que atuem na educação formal (educação básica ou superior) ou educação não formal, em especial aos licenciados em ciências da natureza e matemática. O profissional não licenciado deve comprovar seu vínculo com a educação formal ou educação não-formal. Todos candidatos devem ter titulação de mestre de cursos recomendados pela CAPES no ato da inscrição no processo seletivo. Destacamos que o objeto de estudo da Tese, independentemente da área de formação, deve estar atrelado às linhas e projetos de pesquisa do curso, envolvendo de forma clara e consistente o ensino de ciências;

Será oferecido às quartas-feiras com as disciplinas obrigatórias no período diurno (manhã e tarde), sendo obrigatório que esse dia esteja disponibilizado desde o primeiro semestre letivo. As disciplinas optativas são ofertadas às quintas ou sextas-feiras no período diurno (manhã e tarde), que serão cursadas conforme o plano de estudo aprovado pelo orientador. As reuniões do grupo de pesquisa serão em dias e horários a serem definidos pelo orientador;

O curso tem prazo de conclusão de 4 (quatro) anos (48 meses), que poderá ser prorrogado, a critério do Colegiado do PROPEC, por até 12 (doze) meses.

São aceitos propostas (mestrado) ou projetos (doutorado) de pesquisa da área de Ensino de Ciências da CAPES, cujo produto educacional seja um dos seguintes:

• Análise de processos educacionais científicos ou tecnológicos;
  • Produção de material didático, incluindo jogos educativos e kits de ensino;
  • Produção de manual de ensino, incluindo a confecção de roteiros de prática de laboratório didático, roteiros para visitas técnicas, e roteiros para uso de filmes cinematográficos;
  • Produção de documentários ou mídias;
  • Produção de programas de informática.

Os cursos do PROPEC são gratuitos, não possuindo mensalidades nem taxas de matrícula, e serão realizados no Campus Nilópolis do IFRJ, situado na Rua Cel. Délio Menezes Cortes, 1045, Nova Cidade, Nilópolis, RJ.

Este Processo Seletivo do PROPEC oferecerá 13 vagas para o Mestrado Profissional e 12 vagaspara o Doutorado Profissional,distribuídas pelos docentes, linhas de pesquisa e projetos associados, a critério do PROPEC.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PCD)

NEGROS OU INDÍGENAS (NI)

AMPLA CONCORRÊNCIA (AC)

TOTAL DE VAGAS

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

DoutoradoProfissional em Ensino de Ciências

INSCRIÇÃO: 04/03 a 05/04/2021

Para este processo seletivo, o candidato deverá utilizar os equipamentos para a sua participação, sendo de inteira responsabilidade do candidato providenciar o solicitado para a sua informação e comunicação, pois eles não serão fornecidos pelo IFRJ.

Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos neste Edital. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

As inscrições estarão abertas no período definido no ANEXO I - Cronograma, e deverão ser realizadas, exclusivamente, on-line.