Professor e ex-alunos do Campus Resende publicam artigo premiado em revista

Os ex-alunos do ensino médio do campus Resende Rogério do Carmo, Laysa Neves e o professor orientador Maxwel de Azevedo-Ferreira obtiveram mais um êxito com a publicação do artigo “Perfil da Pesquisa Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ): Mapeamento bibliométrico dos dados da base Web of Science” na revista científica RASI (Revista de Administração, Sociedade e Inovação).

O referido artigo é fruto dos editais integrados de 2020 e 2021 (enquanto Laysa e Rogério eram alunos do IFRJ). Ele foi apresentado no Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) e foi considerado como o melhor artigo da área de Ensino e Pesquisa. Após a premiação no evento, o artigo passou por algumas correções e foi submetido e aprovado à avaliação na RASI v. 9 n. 2 (2023).

De acordo com o professor Maxwel, a aprovação do trabalho em uma revista científica é o reconhecimento de todo esforço e dedicação dos alunos. "Além disso, é fruto de um processo de crescimento e maturidade da pesquisa em questão, que foi, inicialmente, discutida e apresentada em congressos como o CASI e a JIT.", explicou.

A co-autora e agora ex-aluna Laysa considera que ter participado do projeto de pesquisa foi uma experiência muito importante. "Eu descobri mais uma área em que pretendo atuar: a área da pesquisa. O que mais me encantou durante a realização do projeto foi descobrir coisas que ninguém sabia, e, além disso, estudar sobre a própria instituição em que estávamos e aprender mais sobre ela é também entender a nossa própria formação”, afirmou.

Já para o co-autor e ex-aluno Rogério participar de um projeto de pesquisa foi uma experiência incrível, mas poder ver o resultado de todos os seus esforços recebendo reconhecimento foi melhor ainda. "Durante o desenvolvimento do artigo absorvi conhecimentos que têm me ajudado atualmente na faculdade, como: interpretar dados, pesquisar artigos para criação referencial teórico além de aprimorar a escrita”, disse.

O resumo do artigo pode ser lido abaixo e o artigo completo encontra-se neste link.

"O trabalho visa traçar o perfil da pesquisa científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), bem como identificar os pesquisadores e suas áreas de atuação, além de traçar a rede de colaboração em pesquisa entre colaboradores e instituições. A metodologia foi dividida em 4 partes: definição dos termos de busca; pesquisa e extração de dados; limpeza, classificação e organização dos dados e análise dos dados, este trabalho contou com o auxílio dos softwares Microsoft Excel®, Vantage Point® e UCINet® v.6. na limpeza e criação de tabelas, matrizes e gráficos. Em nível mundial notou-se uma preferência por realizar coautorias com países europeus e ou de língua inglesa, quanto a nível de organizações pode ser percebido o alto índice de parcerias com instituições do estado do Rio de Janeiro e São Paulo, o IFRJ mostrou proficiência nas áreas de exatas sobretudo nas áreas de Química e Ciência e Tecnologia dos Alimentos, ambas as áreas estão presentes no Campus Rio de Janeiro. Pode-se concluir que as pesquisas do IFRJ vêm aumentando quantitativamente ao longo dos anos e ela apresenta características presentes na história institucional, como por exemplo, a escolha das áreas de pesquisas da instituição. Nota-se que o IFRJ apresenta preferência por parcerias de organizações regionais, o que pode indicar que o Instituto busca estudar problemas locais e do seu entorno.  Ao realizar um estudo bibliométrico acerca de uma instituição é possível compreender qual o rumo que a instituição vem traçando quanto a sua produção científica."

Colaboração: Silvia Linhares