Professor do IFRJ participará de programa de mobilidade virtual do Tecnológico de Antioquia

O Tecnológico de Antioquia (TaeA), instituição de ensino localizada na Colômbia, selecionou o professor de Língua Espanhola Lindinei Rocha Silva, do Campus Engenheiro Paulo de Frontin, para participar do seu programa de mobilidade virtual 2020.2. O docente desenvolverá atividade dentro do Programa de Literatura e, em conjunto com o professor do TaeA Juan Pablo Hernández Carvajal, será responsável pela disciplina optativa Literatura Latino-americana.

Poderão participar da turma, alunos do Tecnológico de Antioquia e alunos do IFRJ. “Isso vai aproximar não só as instituições, os docentes, mas também os alunos colombianos e brasileiros. A aproximação entre o IFRJ e o Tecnológico de Antioquia começou na Missão do Conif à Colômbia, em fevereiro de 2020, da qual fiz parte”, explicou o coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, Rodrigo Lemos.

O professor Lindinei Rocha Silva contou que decidiu se inscrever no projeto por enxergar nele uma oportunidade de aprendizagem. “Nada instiga mais um professor que novas descobertas, por isso, quando a Coordenação-Geral de Relações Internacionais do IFRJ fez o convite para que apresentássemos propostas de cursos online em cooperação com o Tecnológico de Antioquia, Colômbia, para participar do seu programa de mobilidade virtual, vi no programa uma chance de estreitar relações e trocar experiências com professores que vivem diferentes realidades e que me permitiriam expandir conhecimentos na área de Literatura Latino-americana”, explicou o docente de língua espanhola e literaturas hispânicas, que ressaltou que, dessa forma, também terá a oportunidade de praticar o idioma e revisitar obras literárias que fazem parte de sua formação docente.

Ainda segundo Lindinei, foi com grande satisfação que recebeu o comunicado de que havia sido selecionado para ministrar aulas na área de Literatura: “Especialmente porque será um curso preparado em cooperação com um docente de outro país, cuja cultura e, especificamente, a literatura espelham uma forma peculiar de ver o mundo, portanto, trata-se de uma sociedade com valores diferentes dos nossos e que nos permitem crescer como acadêmico e, sobretudo, como ser humano”, disse o professor.

Sobre as expectativas em relação ao que virá da parceria, ele diz esperar aprender mais sobre a Literatura Latino-americana. “Essa área me encanta e é uma pela qual tenho interesse sociológico, além de literário, claro. Além disso, espero desenvolver novas competências interculturais. O intercâmbio de informações e experiências, sem dúvida, será o ponto forte dessa parceria entre o IFRJ e o Tenológico de Antioquia”, avaliou.