Professores de Física do Campus Duque de Caxias realizam projeto de extensão

A Equipe de Física do Campus Duque de Caxias iniciou, no dia 14 de maio, o projeto de extensão “Rodas de Conversa Grandes Temas da Ciência”, que pretende disponibilizar palestras sobre diferentes temas científicos. O primeiro episódio, “Como se preparar para Física no ENEM”, teve a participação dos professores Rafael Santana e Marcelo Alberto Júnior.

O projeto, que já era planejado pelos docentes de Física, será realizado semanalmente no Facebook, em dias e horários combinados com os palestrantes, que responderão as dúvidas que surgirem ao longo da transmissão.

Rafael Santana, um dos docentes idealizadores do projeto, lembrou que os temas abordados vão desde dicas para melhorar o desempenho no ENEM até temas tecnológicos com energia nuclear, astronomia, entre outros. O professor explicou que, com a suspensão do calendário, a equipe optou por realizar atividades de extensão on-line: “Como oficinas, com número restrito de participantes, e lives, abertas ao público em geral, para continuar disponibilizando conteúdo e estimulando o aprendizado dos estudantes que tiverem acesso a este material”.

Santana afirmou que com o atual período de isolamento social e suspensão das aulas, surgem muitos desafios: “Apesar da internet e da tecnologia facilitarem a realização das atividades, muitos estudantes não têm acesso à internet ou computador em suas residências” pontuou.

Programação:

Física na Medicina
Prof. Dr. Leandro de Oliveira Pereira (IFRJ – Campus Paracambi)
Data: 20/05/2020 (quarta-feira) Horário: 19:00 horas

A velocidade e a pandemia: uma relação pouco trabalhada no Ensino Médio
Prof. Dr. Thiago Corrêa Lacerda (IFRJ – Campus Niterói)
Data: 27/05/2020 (quarta feira) Horário: 19:00 horas

A arte de falar bem em público: Dicas de como fazer boas apresentações científicas
Prof. Msc. Vinícius Munhoz Fraga (IFRJ – Campus Duque de Caxias)
Data: 03/06/2020 (quarta feira) Horário: 19:00 horas

A Energia Nuclear tem Futuro?
Prof. Dr. Anderson Lupo Nunes (IFRJ – Campus Duque de Caxias)
Data: 09/06/2020 (terça-feira ) Horário: 20:00 horas

Do ramal do Japeri para as estrelas
Prof. Dr. Anderson de Oliveira Ribeiro (UGB – Centro Universitário Geraldo di Biase)