Programa de Aceleração de Investimentos para melhorar a Infraestrutura das unidades

O Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) está dando um passo significativo em direção ao aprimoramento de sua infraestrutura e recursos com o lançamento do Programa de Aceleração de Investimentos (PAI). Na segunda-feira (2) , uma reunião estratégica foi realizada na Reitoria Centro - Auditório para discutir o planejamento e lançamento do PAI, que reunirá diretrizes claras para orientar os investimentos e alocar recursos de forma mais eficaz.

A reunião contou com a presença do reitor Rafael Almada, do pró-reitor de Planejamento e Administração Igor Valpassos, do diretor de Engenharia Aldembar Sarmento, do diretor Executivo da Reitoria Luiz Fernando, do assessor da Assessoria de Integração Sistêmica, Eladio Bandeira, do diretor de Infraestrutura Alexandre Magno e diretores de Administração dos Campi do IFRJ.

O reitor destacou a importância do PAI, que tem como objetivo central estabelecer diretrizes claras, objetivos e metas para impulsionar o desenvolvimento do IFRJ. Isso inclui melhorias na infraestrutura, novos projetos, manutenção das instalações prediais e reformas necessárias para aprimorar o ambiente de aprendizado e pesquisa.

O PAI também visa promover a colaboração entre a reitoria e os campi, com foco na adoção de novas ferramentas e tecnologias, como o BIM (Modelagem da Informação da Construção), e no fortalecimento das equipes de engenharia e construção. A PROAD (Pró-Reitoria de Planejamento e Administração) será a responsável por mobilizar as atividades, desenhar o projeto, alinhar a política institucional e mapear as demandas, enquanto os diretores de administração dos campi terão um papel fundamental na construção e coordenação das ações nas unidades.

A transparência e a responsabilidade também foram destacadas durante a reunião, com ênfase na necessidade de interagir com o meio externo para garantir que as empresas contratadas cumpram seus compromissos e evitar práticas questionáveis, como o "jogo de planilhas".

Além disso, a distinção entre reformas e manutenção predial foi abordada, esclarecendo que a maioria das demandas do IFRJ está relacionada à manutenção, o que proporciona um escopo de trabalho inicial para as contratações planejadas.

Visando a elaboração integrada dos documentos,a equipe foi dividida em quatro grupos, cada um responsável por um tipo específico de documento, com um prazo estabelecido para a conclusão dessas etapas. Esta ação vai potencializar um trabalho conjunto e articulado.

O encontro resultou em um cronograma de reuniões para dar continuidade ao programa. As reuniões ocorrerão na Reitoria e estão agendadas semanalmente.

O IFRJ está comprometido em aprimorar suas instalações e infraestrutura para oferecer um ambiente de ensino e pesquisa de alta qualidade aos seus estudantes e servidores. A formação dos grupos e o planejamento integrado de manutenção predial são passos essenciais nesse caminho, visando garantir o melhor funcionamento de todas as unidades do instituto. O IFRJ agradece a todos os envolvidos por seu comprometimento e dedicação a esse projeto.

Com essa iniciativa, o IFRJ está trilhando o caminho para um futuro mais promissor e eficiente em suas atividades educacionais e de pesquisa.