Logo IFRJ

Projeto de “Avicultura Familiar Sustentável”

O projeto de “Avicultura Familiar Sustentável” tem o objetivo de fomentar a produção de frangos caipiras nas cidades de Pinheiral, Piraí e Rio Claro. No dia 01 de junho, o professor responsável pelo projeto, Marcos Fabio de Lima Miranda, se reuniu com os produtores rurais das cidades envolvidas e apresentou a proposta. O encontro aconteceu no Colégio Municipal Roberto Silveira, em Pinheiral.
   
O projeto prevê estímulo à cadeia de frangos, desde a produção à comercialização, sendo a venda realizada através de uma cooperativa de produtores rurais apoiada pelo poder público municipal de Pinheiral. Já o beneficiamento da produção ficaria sob a responsabilidade do Campus Pinheiral.

Ao final da atividade, os produtores rurais manifestaram interesse em participar do projeto através de uma carta, que será entregue à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

diretor de pinheiral falando complateia sentada em uma sala

Estiveram presentes na reunião os produtores rurais e representantes da Emater de Pinheiral, Piraí e Rio Claro; o prefeito e o secretário de Ambiente e Desenvolvimento Rural de Pinheiral, Ednardo Barbosa e Fábio Luís de Souza Nogueira; o Secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Itatiaia, Marcos Fontes, o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Rio Claro, Lázaro Lopes, e a assessoria do deputado federal, Christino Áureo.

 
Equipe e parceiros

Além de professor responsável pela ação, o professor Marcos Fabio, o projeto conta com o apoio das professoras Cristiane Oliveira, Dayse Oliveira e Élida da Conceição Jorge, da técnica em Alimentos, Érika Franscisquini Arruda, da agente terceirizada Maria das Graças Madeira e do técnico em Agropecuária, Marlon Sarubi da Silva.

Estão envolvidos também no projeto, o Núcleo de Estudos e Atuação em Agroecologia (NEAA), a Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DEPPI) e a Direção de Apoio Técnico ao Ensino e produção (DATEP).

Já em relação a parceiros externos, a ação tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, a Emater, a Embrapa de Agrobiologia, de Solos e de Alimentos e a Prefeitura de Pinheiral.

 
Colaboração: Greici Souza
 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS