Projeto Caminhadas Culturais vai a Roma

O projeto de extensão “Caminhadas Culturais” realizou, no dia 16 de maio, uma edição virtual. O destino foi a cidade de Roma, capital da Itália. O itinerário desta visita foi conduzido pelos professores do Campus Duque de Caxias Guilherme Vilela, Jayme Lúcio, Jorge Oliveira, Leandro Almeida e Wagner dos Santos, e organizado pelos professores integrantes do projeto.

A ideia de realizar uma edição virtual surgiu diante da suspensão do calendário acadêmico, como explicou a professora Ana Beatriz Tavares, uma das integrantes do projeto: “Após algumas reuniões, identificamos que seria interessante manter a ideia de caminhada pelas cidades a partir de vídeos disponíveis na internet, o que nos aproximaria da ideia inicial do projeto”, disse.

Utilizando a plataforma Google Meet, os professores levaram os mais de 80 participantes ao Coliseu, Fórum Romano, Arco Constantino, Palatino e o Circo Máximo, através de vídeos da cidade disponíveis no YouTube e Google Maps.

Laura Botto, técnica em Petróleo e Gás pelo Campus Duque de Caxias, participou da edição virtual e comentou sobre a realização da Caminhada Cultural em Roma. “Achei a ideia genial! Foi realmente uma caminhada incrível. Cheia de detalhes e histórias. Foi maravilhoso ter a ideia de que eu poderia visitar qualquer outro lugar do mundo através das Caminhadas e com a sensação de que eu realmente estaria lá fisicamente”, disse a ex-aluna do campus, que já havia participado da visita ao Centro do Rio de Janeiro e afirmou que sempre que puder, participará das edições do projeto: “Seja ela virtual ou ar livre”, completou.

Sobre as futuras edições, a professora Ana Beatriz adianta que o retorno das pessoas que participaram foi muito positivo: “Isso, de certa forma, nos impulsiona a continuar o projeto”, declarou.

Projeto Caminhadas Culturais

O projeto foi idealizado pelas professoras Lívia Tenório e Ana Beatriz Tavares, que pretendiam contextualizar os conteúdos escolares com os locais visitados na cidade através de caminhadas.

Ana Beatriz recordou que um dos objetivos do projeto é o de oferecer, aos alunos e à comunidade externa, caminhadas culturais onde seja possível aprender conteúdos de uma forma interdisciplinar. O projeto já realizou visitas ao Morro da Urca (trilha Cláudio Coutinho), Centro da Cidade, da Pedra do Sal à Cinelândia, na Floresta da Tijuca e em fevereiro desse ano fizeram mais uma visita ao Centro do Rio de Janeiro.

Fazem parte deste projeto os professores: Ana Beatriz Tavares e Leandro Almeida, de Educação Física; Guilherme Vilela e Lívia Tenório, de Química; Jayme Lúcio, de História; Jorge Oliveira e Marcelo Cardoso, de Sociologia; Larissa Tebaldi, de Biologia; e Wagner dos Santos, de Geografia.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira