Projeto Escola Virtual abre espaço para o protagonismo estudantil na iniciação científica

Identidade visual com título e abas do site oficial do projeto de pesquisa

Norteados pela noção de que a educação profissional integrada ao ensino médio deve ser ferramenta auxiliar no processo de desenvolvimento, por parte dos discentes, da autoconsciência sobre as necessárias modificações nas relações sociais, os professores Cristiane Moreira e Rodrigo Borges definem o projeto de pesquisa “Geografia e Cartografia Digital como ferramentas de pesquisa e divulgação das injustiças espaciais em Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira”, aprovado pelo Edital Integrado 001/2020 do IFRJ, como uma iniciativa que tem por objetivo unir a iniciação científica, os estudos ligados ao cotidiano do entorno do campus e as diversas possibilidades de aplicação dos preceitos aprendidos durante o curso de educação profissional integrado ao Ensino Médio de Informática para a internet.

Com o objetivo de incentivar a participação e o protagonismo estudantil em pesquisas de iniciação científica voltadas ao Ensino Médio, as alunas Giulia Fernanda Rodrigues Augusto e Isis Paiva de Marins, recém formadas pelo curso de Informática para Internet integrado ao Ensino Médio e participantes do projeto de pesquisa já citado, foram as responsáveis por uma participação no projeto Escola Virtual do IFRJ-CEPF.

O evento foi realizado no dia 17 de junho com a palestra “Ensino e pesquisa no IFRJ-CEPF: pensando e produzindo ciência com foco local”. Essa foi a primeira de um conjunto de ações pensadas pelos pesquisadores para apresentar os resultados do primeiro ano de um projeto de iniciação científica baseado na relação entre ensino-pesquisa-extensão e focado na educação profissional integrada ao ensino médio.

Durante o evento, as palestrantes apresentaram à comunidade acadêmica o site oficial do projeto, que foi todo construído a partir da plataforma Google Sites. O processo de produção foi desenvolvido sob a coordenação e administração das discentes participantes da pesquisa e teve por objetivo a busca pela integração entre o conhecimento técnico gerado pela formação profissional e as pesquisas científicas pautadas em métodos e metodologias científicas da Geografia e das ciências humanas, ensaiando a necessária articulação entre os mais diversos aprendizados adquiridos pelas estudantes durante os três anos de curso.

A proposta apresentada no Escola Virtual foi desenvolvida em dois momentos: no primeiro deles, Giulia e Isis apresentaram as bases constitutivas do site, a exemplo de sua organização responsiva e das páginas e subpáginas que o compõe, explicando como foram as etapas de desenvolvimento estético e das informações colocadas em cada aba do portal; na parte final do evento, foi feita uma espécie de cerimônia de publicação oficial do site da pesquisa.

Momento da publicação do site​

Para a equipe do projeto, a participação na pesquisa e desenvolvimento do site foi gratificante. Isis apontou ter sido uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre os direitos constitucionais defendidos pelo Estatuto da Cidade, sobre a importância da participação coletiva nas políticas públicas relacionadas à cidade e, além disso, lembrou da relevância de se propor a apresentar esses saberes à população. Giulia complementou, dizendo que a proposta do site foi uma ótima ferramenta de divulgação da pesquisa, pois acredita que facilitará o contato com a população dos municípios estudados e possibilitará mostrar todos os assuntos e descobertas de modo simples, organizado e de fácil entendimento. A integrante do projeto ressaltou que o site foi desenvolvido pensando nos moradores dos municípios ou mesmo naqueles que se interessam em pesquisa científica.

O site foi pensado como uma forma de aglutinar todas as bases teóricas e metodológicas da pesquisa, bem como tornar públicos os resultados encontrados no processo de investigação. O professor Rodrigo Borges acredita que a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia seja parte relevante de um projeto em desenvolvimento que se paute no estreitamento de laços com o local onde seus campi estejam localizados, oferecendo soluções e ajudando a comunidade através de projetos pensados a partir da tríade ensino-pesquisa-extensão focada no ensino médio integrado. A professora Cristiane Moreira, coordenadora do projeto, acredita que o mesmo contribua para fortalecer a tríade Ensino-Pesquisa-Extensão como base formadora de uma educação integral, sendo fundamental que aqueles envolvidos com a pesquisa desenvolvam um processo crítico, com rigor científico, que desperte a curiosidade para não só ler um determinado material específico, mas para ter condições de buscar, investigar e filtrar os diversos conhecimentos disponíveis, atingindo o objetivo da pesquisa que é o de “fazer crescer o saber”.

Para acessar o portal, o interessado deve visitar o endereço: https://sites.google.com/ifrj.edu.br/projetodepesquisa-ifrjcepf/inicio.