Projeto de Extensão “Observando o Rio Joana” chama atenção de alunos

Mais uma atividade do projeto de extensão “Observando o Rio Joana” foi realizada no dia 12 de fevereiro. Coordenado pela professora de Química Ambiental do campus Rio de Janeiro, Flávia Vieira, o projeto é fruto da parceria do IFRJ com a SOS Mata Atlântica e faz parte de outro ainda maior, o “Observando os Rios do Rio”.

A atividade traduz-se na coleta e análise da água da Quinta da Boa Vista, especificamente a remanescente do rio Joana, e contou com a presença de alunos do curso Técnico de Meio Ambiente e do curso de Graduação em Gestão Ambiental, inclusive alunos ingressantes.

De acordo com a professora Flávia, foi realizado um diagnóstico da saúde do rio Joana, ou seja, alguns parâmetros de qualidade da água foram determinados, como oxigênio dissolvido, pH e turbidez. Para isso, foi utilizado um kit que foi desenvolvido pela USP e doado pela SOS Mata Atlântica. “Foi uma experiência muito bacana. Houve excelente troca de conhecimento com alunos de faixas etárias e formações diferentes, todos da área ambiental”, disse.

A aluna do 2° período do curso de Graduação em Gestão Ambiental, Mariana Barbosa, achou a atividade muito importante. Ela nunca havia tido contato com a técnica de análise da qualidade da água. “Quem está interessado em trabalhar com o meio ambiente não pode se limitar só às aulas teóricas. A aula prática nos dá uma outra visão e complementa o que a gente aprendeu em sala de aula”, falou.

Sabrina Chuva está cursando o 4° período do curso Graduação em Gestão Ambiental e foi convidada para coordenar o projeto junto com a professora Flávia. Ela falou sobre o interesse dos alunos e sobre a busca de mais discentes para participar do projeto: “Sei que vai agregar muito a eles. Para mim, é um complemento, uma prática da matéria de Química Ambiental”, afirmou a estudante, que contou ainda que o kit disponibilizado é bem explicativo e fácil de usar.

Por se tratar de um projeto de monitoramento ambiental, as coletas são realizas mensalmente. Uma nova coleta foi marcada para o dia 22 de março. O ponto de encontro será no campus Rio de Janeiro do IFRJ: a saída para a realização da coleta na Quinta da Boa Vista será às 9h30. “Minha expectativa é que com a divulgação do projeto e da atividade, novos alunos participem. É uma atividade de controle ambiental que está dentro do escopo dos cursos de Meio Ambiente e Gestão Ambiental. Quanto mais gente participar, melhor”, concluiu a professora Flávia.