Projeto Trilha da Ciência é apresentado na XIV Conferencia Interamericana de Educación em Física

O projeto “Trilha da Ciência”, do professor Marco Pacheco, do Campus Volta Redonda do IFRJ, foi apresentado no dia 05/07 durante a “XIV Conferencia Interamericana de Educación em Física” (CIAEF), organizada, este ano, por Guatemala e Costa Rica entre os dias 05 e 09/07. O evento contou com a participação de pesquisadores e instituições de 12 países que compõem o Conselho Iberoamericano.

As CIAEF são realizadas desde 1991 ininterruptamente, a cada três anos, em um país distinto da região Interamericana, com o objetivo de trocar experiências e definir ações de melhoria da educação em Física nos diversos níveis de ensino. Essas conferências surgiram por iniciativa da Comissão Internacional de Educação em Física da União Internacional de Física Pura e Aplicada (ICPE-IUPAP) e da Associação Americana de Professores de Física (AAPT) em 1963, sob os auspícios do Centro Latino-Americano de Física (CLAF) e da Organização dos Estados Americanos (OEA). Neste ano em particular, a conferência permitiu refletir sobre os novos e desafiadores cenários de ensino-aprendizagem a partir do alerta global de saúde em que o planeta está mergulhado desde março de 2020.

O projeto “Trilha da Ciência” apresenta uma ruptura de paradigma no que concerne o entendimento e utilização do espaço formal de educação, trazendo para a escola um espaço não-formal, que pode ser utilizado tanto como parte integrante das disciplinas curriculares regimentais ou como um espaço de educação não-formal, ressignificando os espaços de interação social do ambiente escolar, através da instalação de experimentos interativos de ciência nesses locais.

Segundo o professor Pacheco, responsável pelo trabalho, o “Trilha da Ciência” foi muito elogiado pelos participantes. “Abriu, inclusive, um canal de diálogo para futuro convênio internacional para desenvolvimento e implementação do projeto com instituição na Argentina”, afirmou.

O docente disse, ainda, que o “Trilha da Ciência” contribuirá com os diferentes níveis de ensino ofertado na instituição: “Os estudantes da educação básica terão contato permanente com os experimentos da Trilha onde, movidos pela curiosidade ou pela ludicidade, poderão manipulá-los no cotidiano escolar. Já os estudantes dos cursos de licenciaturas terão à disposição um espaço que poderá ser utilizado para a educação não-formal, atendendo alunos das redes pública e privadas e complementando sua formação inicial como docentes”, explicou.

Marco destacou que estão aguardando o fim da pandemia para inaugurar a “Trilha da Ciência”, quando então será possível avaliar o impacto deste projeto na formação e no despertar do interesse para ciência nos estudantes e público geral. O professor também agradeceu à Reitoria do Instituto Federal do Rio de Janeiro, pelo financiamento que possibilitou a execução deste projeto, e aos diretores do Campus Volta Redonda, pelo apoio e autorização de uso dos espaços.