Logo IFRJ

O protagonismo dos alunos de Produção Cultural

Discentes do campus Nilópolis contam experiências acadêmicas nacionais e internacionais

    

Os estudantes do curso de Produção Cultural foram pauta na última segunda-feira, dia 17 de abril de 2017, no campus Nilópolis. Regina Alvez, Higor Cerqueira, Rayane Aranda e Natália Corintho se reuniram no auditório da unidade com outros alunos do curso para uma aula especial em que contaram as experiências obtidas no cenário nacional e internacional (Baixada Fluminense e países como Canadá, Portugal e Estados Unidos), que puderam ser realizadas por estudarem no IFRJ.

 

Regina foi para Portugal através do programa de Mobilidade Acadêmica do IFRJ. Ela relatou como foi estar sozinha em outro país, falou sobre as diferenças da língua, e contou que, no período em que esteve lá, pôde mudar algumas ideias que os portugueses tinham em relação aos brasileiros. “Acho legal plantar essa ‘sementinha’ de que é possível fazer muita coisa enquanto aluno”.

 

Outro aluno que relatou as experiências foi Higor, que, assim como Regina, viajou para Portugal por meio do programa de Mobilidade Acadêmica do Instituto. Ele estudou no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e obteve mais conquistas, como por exemplo, a participação em eventos culturais e a oportunidade de conhecer diferentes cidades.

 

Em uma dessas viagens, conheceu dois discentes do Instituto Federal de Alagoas. Juntos, formaram uma equipe e criaram o projeto “Palmas pra vida”, que tem como objetivo reutilizar as águas cinzas (água vinda a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho) oriundas de uma escola municipal de Major Izidoro, em Alagoas. Esse reaproveitamento é destinado à irrigação da Plantação Forragueira que, após o cultivo, seria usada como alimento do gado leiteiro da cidade.

 

 

O projeto da equipe foi selecionado para participar da maior conferência de universitários brasileiros no exterior, o BRAZusc, realizado nos Estados Unidos, na Universidade da Pensilvânia - Filadélfia. O grupo concorreu com outras equipes e, no fim, venceu o desafio e recebeu o valor de dez mil dólares para a execução da ideia.

 

Higor voltará a Portugal no dia 20 de abril. Ele contou que ficou feliz com a experiência que lhe proporcionou novas amizades, e abordou a importância do foco e persistência dentro do curso de Produção Cultural. “Se você quer chegar em algum lugar, lute pra isso acontecer”.

 

A estudante Nathália também contou que, através do “Ciências sem Fronteiras”, foi para o Canadá. Além dela, a discente Rayane foi ovacionada pelos alunos quando contou sobre a ocupação do campus em 2016, que teve como uma das motivações a PEC 241 e a reforma do Ensino Médio. Ela abordou como a mídia tratou a ocupação de forma pejorativa e explicou o chamado “embasamento teórico” – base que os alunos possuem para falarem de um assunto do curso que estudam.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS