Químico renomado ministra palestra no Campus Nilópolis

O químico Attico Chassot ministrou uma palestra com o tema “Novas realidades presentes na escola”, no dia 1º de outubro, no auditório do Campus Nilópolis. O evento aconteceu como parte da programação do Fórum de Interlocuções da Licenciatura em Química (FILQ) e da comemoração dos 15 anos do curso no campus.

Durante a palestra, Attico debateu partes do seu livro “Das disciplinas à indisciplina”, falou sobre a construção da escola enquanto interdisciplinar e sobre as mudanças ocorridas com o passar do tempo nas salas de aula.

Chassot é licenciado em Química e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de possuir pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri. Professor desde 1961 e autor de vários livros, atualmente ele realiza palestras em diversos estados brasileiros.

O coordenador da Licenciatura em Química, Jorge Messeder, afirmou que não se pode mensurar a importância da visita de Chassot ao campus. “Os nossos professores em formação, sejam do curso de Licenciatura em Química ou das nossas Licenciaturas em Física e em Matemática, tiveram o privilégio de ouvir e conversar com esse ilustre professor, que possui uma agenda concorridíssima”, disse Jorge, que ainda completou: “É uma palestra que traz não só ensinamentos, mas o incentivo para todos nós que acreditamos que é possível modificar realidades com o fazer da Educação”.

Elton Guimarães, aluno do 8º período de Licenciatura em Química, contou que poder conhecer o autor e presenciar a humildade dele, só mostrou que ele realmente é o que escreve. “É uma realização profissional, enquanto leitor e estudante, conhecer ele, ver o tamanho do rigor científico”, afirmou o discente.

Chassot afirmou que ver o auditório lotado superou suas expectativas e agradeceu por mais um convite. “Alcançamos o objetivo no momento em que despertamos nesses estudantes e professores as curiosidades em muitas dimensões”, disse o químico, concluindo ainda que é importante falar sobre a indisciplina, ou seja, a não disciplinarização do conhecimento.

Antes do início da palestra, houve um momento de autógrafos nos livros vendidos e o químico contou que sempre vem a Nilópolis com muita alegria. De acordo com ele, o que aconteceu no auditório naquela noite superou as expectativas. “Tanta gente querida que primeiro me aplaudiu e depois veio tirar foto comigo”, concluiu Attico.

Colaboração: Camilla Fonseca