Rede Federal se destaca em programa internacional de avaliação

Logotipo da OECD e do IFRJ

Os resultados da edição de 2015 do Programme for International Student Assessment (PISA), ou Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, divulgados no dia 06 de dezembro de 2016, apontam que os estudantes da Rede Federal se destacam nacional e internacionalmente.

Na área de Ciências, a Rede Federal atingiu 517, bem acima da média de 401 atingida pelo Brasil – que soma as notas obtidas pelos estudantes das redes Federal, Estadual e privada. Se fosse um país, a Rede Federal seria classificada em 11º lugar, à frente de países desenvolvidos e considerados referência em educação, como Alemanha, Estados Unidos e Coréia do Sul.

Em Matemática a nota da Rede Federal foi de 488 pontos, enquanto a média do Brasil foi de 377 pontos; e, em Leitura, foi de 528 pontos, o que garantiria a segunda colocação entre os 71 países e territórios analisados, ficando atrás apenas de Singapura.

Em matéria publicada pelo CONIF o presidente do Conselho, Prof. Marcelo Bender Machado, observa que o PISA é mais um indicador da excelência do ensino da Rede Federal. “Alcançamos uma posição de destaque, em relação a países desenvolvidos. Isso demonstra o nível de qualidade das nossas instituições de ensino e o rendimento qualitativo dos nossos estudantes. Para que possamos permanecer de forma positiva nesse ranking, é necessário manter o investimento”, destaca.

O PISA – que é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos – é desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), tendo uma coordenação em cada país, ficando no Brasil à cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Esse mecanismo de avaliação externa, assim como diversos outros, demonstra a efetividade das ações desenvolvidas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Acesse aqui os resultados do PISA 2015.