Reitor do IFRJ visita os campi Nilópolis e Mesquita

O reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, esteve hoje (23) pela manhã no campus Nilópolis para falar sobre o início da nova gestão do IFRJ, a nomeação do diretor-geral Wallace Nunes, reconduzido para um mandato de 4 anos, e conversar com servidores e alunos.

A mesa de abertura contou com a presença do reitor do IFRJ, professor Rafael Almada; do diretor-geral do campus Nilópolis, Wallace Nunes; da pró-reitora de Ensino, Alessandra Ciambarella; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Pessoal e Sustentável, José Arimathéa Oliveira e por Eva Vasconcelos, secretaria municipal de Educação de Nilópolis.

O reitor ratificou o compromisso assumido de fazer com que sua gestão tenha como base um trabalho transparente, objetivo, e pautado na valorização humana, também no desenvolvimento e na sustentabilidade. Sobre a direção-geral do campus, Rafael disse: “É importante estarmos aqui hoje para estimular e agregar servidores e estudantes em prol de uma gestão que começa agora. Então todos precisam vibrar na mesma sintonia, para que possamos caminhar e fazer mais. Notei que o diretor Wallace está muito estimulado e com vontade de fazer diferente, e isso é muito importante para quem está a quatro anos numa gestão”, disse.

O diretor-geral Wallace Nunes e o reitor Rafael Almada

Wallace Nunes disse que o campus Nilópolis tem comprido seu papel e dever social promovendo através da educação o sucesso de muitos. “Por outro lado, hoje dou continuidade a minha gestão e estou plenamente consciente da tarefa que tenho pela frente. Sou grato pela confiança que esta comunidade depositou em mim e na minha equipe”.

O diretor-geral enfatizou que este é o momento de reafirmar o grande propósito da Instituição, “mas grandeza nunca é gratuita, ela precisa ser conquistada. Nossa jornada nunca foi através de atalhos, mas sim um caminho repleto de muito trabalho e dedicação”. Wallace também destacou o trabalho de servidores exemplares, “Eles deram seu suor num trajeto longo e escarpado, em diversas situações negando o lazer com seus familiares para agirem na solução dos problemas, a vocês, o meu muito obrigado”.

Sobre seu tema de campanha “O trabalho deve continuar”, o diretor-geral disse que é tempo de fazer valer essas palavras, “Essa comunidade entendeu o espirito que guia essa ideia. Por isso, hoje, escolhemos enfrentar esse desafio na certeza que o trabalho vai continuar, porque precisamos assumir nosso papel institucional, e investir numa geração que vai construir o nosso futuro”.

Eva Vasconcellos ressaltou a parceria entre a direção atual do campus e a Secretaria de Educação. “Esse espaço significa o futuro e as possibilidades que nos foram tiradas. O IFRJ é a nossa fada madrinha. Acredito que essa gestão tem sido coroada de tantos avanços e empreendedorismo, e não para por aqui. Espero que a nossa parceria continue cada vez mais estreita e trazendo tão bons resultados para a comunidade”.

Ivan Lacerda (representante de Alessandro Molon), leu o recado enviado pelo deputado federal: “O compromisso do IFRJ com o futuro fez referência na formação de jovens cientistas no Brasil e na América Latina. Que nos próximos quatros anos, vocês, novos gestores, possam continuar acreditando no oficio que exercem, resistindo e superando os desafios da educação para que ela possa ser forte instrumento na transformação das realidades”.

Também estiveram na cerimônia:  a subsecretária municipal de Educação, professora Waldenise Conte; representando o secretario municipal do Meio Ambiente, Geison de Oliveira Bezerra; o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Amorim, que também representou o deputado federal Simon Sessin; representando o deputado estadual Carlos Minc, Ronaldo Tavares; e representando a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Julinho Chambarelli.

Rafael fala a servidores em Mesquita

No período da tarde, o reitor e os pró-reitores estiveram no campus Mesquita e lá Rafael também apresentou aos servidores os objetivos de sua gestão, ao lado da nova diretora do campus, Maylta Brandão dos Anjos. O reitor reforçou a importância da parceria dos campi e dos novos diretores-gerais e falou do comprometimento de todos os servidores com os ideais que servem de base para levar adiante a Missão da Instituição.