Reitor Rafael Almada reafirma compromisso com qualidade do Ensino Público

A Solenidade de Recondução do Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de janeiro, IFRJ, professor Rafael Barreto Almada, para o período de 2022 a 2026, foi realizada ontem, 31 de maio, em Brasília, na Sala de Atos, 9º andar, Edifício Sede do Ministério da Educação, bloco ‘L’, Esplanada dos Ministérios, Brasilia – DF.

Estavam presentes o Ministro da Educação, Victor Godoy, o Secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, o Secretário Executivo do MEC, José Barreto Júnior e o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica (Conif)  Claudio Alex.

A solenidade contou, ainda, com a presença do Secretário-Executivo da Andifes, Gustavo Balduíno, dos pró-reitores do IFRJ, Igor Valpassos, Planejamento e Administração; Alessandra Paulon, Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; Ana Luisa Soares, Extensão; Marcus Vinicius Pereira, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Também participaram da solenidade Júlio Page, diretor da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica; Eládio Bandeira, diretor de Articulação Institucional, Gilsiane Escobar, chefe de gabinete da Reitoria e o diretor-geral do Campus Nilópolis, Thiago Pinto.

Assim como Rafael, que é o primeiro reitor do IFRJ a ser reconduzido ao cargo, a solenidade também foi histórica para a primeira reitora negra a ser reconduzida ao posto máximo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a professora Joana Angélica.

O professor Rafael Almada, reitor mais jovem do estado do Rio de Janeiro e o segundo mais jovem do Brasil, foi reeleito pela comunidade acadêmica com quase 70% dos votos válidos de servidores e estudantes, o que confere reconhecimento para uma gestão democrática e com foco em resultados, pautados pela inovação e pela articulação com instituições governamentais, setores produtivos, culturais e sociais.

Além da gestão do IFRJ, Rafael ocupa seu segundo mandato na presidência do Conselho Regional de Química do Rio de janeiro, atuando nas atividades do sistema CFQ/CRQs, onde coordena o Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do Conselho Federal de Química.

Para o segundo mandato no IFRJ, o reitor diz que a prioridade é dar continuidade ao trabalho que sua gestão realiza desde 2018 e ampliar as ofertas na educação de jovens e adultos, EaD, por conta do quanto esse crescimento gera oportunidades para estudantes e trabalhadores. Assim, a ideia é aumentar a oferta de vagas, pois atualmente o Instituto conta com 17.546 estudantes, e com investimentos na ampliação dos campi esse número pode subir para 23 mil estudantes, conforme estabelecem as diretrizes que definem parâmetros e normas para o modelo de dimensionamento do Ministério da Educação.