Reitores são recebidos pelo presidente da República

Os reitores e as reitoras dos Institutos e das Universidades Federais foram recebidos, na manhã desta quinta-feira, 19/01, no Palácio do Planalto, para reunião com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. Além do Presidente, estiveram presentes os Ministros de Estado da Educação, Camilo Santana, da Casa Civil, Rui Costa, a Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e o Secretário-Geral da Presidência, Márcio Macedo. Após longo período, foi a primeira vez que os reitores foram recebidos pelo chefe do Executivo.

Durante o encontro, foram tratados temas de interesse das instituições, como o investimento em obras, oferta de vagas, interiorização da educação e a formação das novas gerações. Além disso, a importância no investimento em educação básica, sobretudo no processo de alfabetização e nos primeiros anos do período escolar foram reafirmados.

O presidente da República disse que a reunião era o “encontro da civilização”. “Estamos começando um novo momento, sei do obscurantismo que se viveu nos últimos quatro anos, e eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, disse, na abertura do encontro, no Palácio do Planalto.

Segundo Lula, o governo buscará oferecer uma educação de qualidade, alinhada ao “novo mundo do trabalho” e às necessidades da sociedade. “As universidades têm que participar junto com empresários, sindicatos, governo, para gente desvendar o que vai fazer para colocar as pessoas no mercado de trabalho”, conclamou, citando a falta de qualificação de trabalhadores para ocupar funções que exigem conhecimento em tecnologia.

Lula disse ainda que, durante todo seu mandato, a autonomia das universidades será garantida, com a nomeação dos reitores escolhidos pela comunidade acadêmica, e que fará reuniões anuais para alinhar os compromissos. “Vocês terão o direito de ser responsáveis, porque quem é eleito para ser reitor deve ter responsabilidade com o dinheiro, com a administração e com o zelo da universidade”, disse.

O ministro Camilo Santana disse que o Ministério da Educação voltará a dialogar com todos os atores do setor e vai retomar a valorização e respeito pelo ensino superior no país. Entre os desafios, ele citou a ampliação da oferta de vagas, o combate à evasão escolar, a retomada de obras paradas e o reajuste de bolsas.

Segundo o ministro, o reajuste de bolsas da Capes já foi autorizado pelo presidente e deve ser anunciado até o final deste mês.

Representantes de 106 instituições estiveram presentes na reunião. Para o reitor do IFRJ, Rafael Almada, a reunião foi incrível e emocionante. “Esse encontro refletiu a centralidade, o respeito e o diálogo, o que mostra um novo caminho. Voltamos a ser tratados com respeito e direcionamento estratégico. É preciso encarar a Educação como um investimento, não como uma despesa. E fica claro que essa é a visão que está à frente de Brasília agora”, destacou.

Com informações de: Agência Brasil e IFPE