Retorno às aulas com melhoria na segurança pública

Campus São João de Meriti do IFRJ é incluído em rondas do Patrulhamento Motorizado Especial do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM)

O IFRJ campus São João de Meriti - representado por seu diretor-geral, Rodney Albuquerque, acompanhado do diretor de Administração do campus, Erivelton Silva - participou da reunião na manhã de terça-feira, 29/03, que tratou da melhoria da oferta de segurança pública para a comunidade escolar das redes públicas federal, estadual e municipal em São João de Meriti, além das discussões iniciais para a fundação de um Conselho Comunitário de Segurança (CCS) Escolar. O convite para a reunião partiu do comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar - PMERJ, o Tenente-Coronel PM Borges.

O diretor-geral do campus São João de Meriti explicou que a ação está inserida no Programa de Polícia de Proximidade desenvolvido pelo 21º Batalhão de Polícia Militar - PMERJ. O objetivo do programa, segundo Rodney, é diminuir o número de pessoas no entorno das escolas que possam levar riscos para estudantes, servidores(as) e colaboradores terceirizados. “Essas são importantes atividades que fortalecem um retorno seguro às nossas atividades presenciais, que ocorrerá no dia 4 de abril. O Patrulhamento Motorizado Especial (Pamesp) é um modelo de policiamento no qual uma viatura com dois policiais é designada para uma ronda específica em unidades escolares, que a partir deste momento passa formalmente a incluir o IFRJ campus São João de Meriti. Este policiamento busca preservar a segurança dos estudantes, técnicos-administrativos e docentes e o atendimento mais especializado às ocorrências que porventura possam vir a acontecer no campus”, explicou Rodney.

É importante destacar que os(as) policiais militares foram previamente treinados(as) para atuar com a comunidade escolar. “Esses oficiais possuem no antebraço direito de suas fardas, uma braçadeira amarela com a identificação da participação daquele(a) profissional da segurança pública estadual neste programa, e estão equipados com veículos novos e adesivados com faixa azul e o símbolo do Pamesp Bairro Seguro, além da identificação da unidade operacional à qual pertencem – no caso 21º. Os policiais vão atuar em dupla”, contou o diretor-geral, após a reunião.

Durante o encontro, o diretor-geral relatou diretamente ao comandante da polícia casos de falta de segurança sofridos pela comunidade escolar do IFRJ, apontou a importância da relação institucional, com atendimento por demandas, rondas com registro de passagem na guarita de vigilante, nos termos da polícia de proximidade e da necessidade de um Ponto de Baseamento (PB) em alguma rua próxima ao campus. Na ocasião, indicou ainda a possibilidade de um curso de extensão para formação em direitos humanos e equidade racial aos servidores do 21º BPM para que o policial na ponta possa se atualizar.

Estão previstas, ainda, reuniões para todas as últimas terças-feiras do mês com o objetivo de discutir a criação e implementação do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) Escolar na cidade. Os encontros contarão com representantes das redes federal, estadual e municipal. O representante da Rede Federal de Educação no município de São João de Meriti, será o diretor de Administração do campus São João de Meriti, Erivelton Silva. Como uma das medidas para o debate, foi criado em grupo de mensagens restrito, para contato direto entre as cento e onze escolas públicas da cidade de São João de Meriti e a equipe da ronda escolar do 21º Batalhão de Polícia Militar - PMERJ. “Isso vai melhorar de maneira efetiva a comunicação do campus com as autoridades de segurança pública locais e dará celeridade a eventuais ocorrências”, enfatizou Rodney Albuquerque.