Reunião discute possibilidade de mutirão de Cadastro Único em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social

Uma equipe do IFRJ Campus São João de Meriti se reuniu no dia 07/06 com a superintendente da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de São João de Meriti, Aldeneide de Andrade da Silva. Na reunião foi discutida a possibilidade da equipe de cadastradores da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura realizar, no campus do IFRJ, um mutirão de cadastramento dos estudantes e seus familiares no Cadastro Único (CadÚnico), além do atendimento eventual de cestas básicas, que encontram-se em processo licitatório pela prefeitura da cidade.

O CadÚnico é uma das portas de entrada no Auxílio Brasil, programa de auxílio de R$ 400,00 coordenado pelo Ministério da Cidadania que integra políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O CadÚnico também se faz necessário para acesso à carteirinha que garante a meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, a ID Jovem.

De acordo com o diretor-geral, Rodney Albuquerque, a reunião foi demandada como tentativa de resposta à carência enfrentada por parte dos estudantes do campus e seus familiares, frente ao contexto de desemprego e pobreza. “E sobretudo por que o Programa de Assistência Estudantil (PAE) do IFRJ, que opera com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) cresce em inscritos a cada edição. Infelizmente, tem sido insuficiente frente à demanda atual do campus, em especial no retorno presencial pós pandemia da COVID-19”, explicou o diretor-geral.

Além do diretor-geral do campus e da superintendente, participaram da reunião: o diretor de Administração do campus, Erivelton Silva; a assistente social do campus, Bruna Barboza Galdencio; e a intérprete de Libras, Carla dos Santos Costa Leôncio.

CadÚnico - O Cadastro Único, ou CadÚnico, é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Devem estar inscritas no Cadastro Único famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total.

O CadÚnico foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

Saiba mais sobre o Auxílio Brasil.