Reunião visa parceria entre Projeto Costão Rochoso e campus Arraial do Cabo

Com a finalidade de estabelecer uma parceria para o desenvolvimento de ações conjuntas em prol da comunidade local, ocorreu, no dia 31 de março, no auditório do Campus Arraial do Cabo, uma reunião entre a Direção-Geral, a Coordenação de Extensão, a Coordenação do curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras e os representantes do Projeto Costão Rochoso.

O Projeto Costão Rochoso tem o objetivo de investigar o sistema recifal da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo e suas interrelações com a atividade humana de modo a suportar metas prioritárias do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Ambientes Coralíneos.

Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de parceria entre o Campus Arraial do Cabo e o Projeto Costão Rochoso, com o objetivo de ampliar a oferta de atividades de extensão para a comunidade local. Dentre as ideias apresentadas, destacam-se a realização de palestras, cursos, oficinas e atividades práticas para os estudantes.

O diretor-geral do campus, David Barreto, ressaltou a importância da parceria entre a instituição de ensino e projetos de extensão como o Costão Rochoso, que levam o conhecimento acadêmico para a comunidade e contribuem para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes. "Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de trabalharmos juntos em projetos que tragam benefícios para a população de Arraial do Cabo", afirmou.

O coordenador do projeto, professor Carlos Eduardo Leite Ferreira, destacou a relevância do litoral da região para a biodiversidade marinha brasileira e ressaltou que a parceria com o Campus Arraial do Cabo pode contribuir significativamente para a disseminação do conhecimento sobre o tema.

“Temos certeza de que, juntos, podemos realizar atividades que promovam a educação ambiental e a valorização do patrimônio natural da região”, afirmou Pedro Zaú, um dos representantes do projeto.

Ao final do encontro, ficou acertado que serão realizadas novas reuniões de trabalho para definir as ações conjuntas a serem desenvolvidas com as coordenações dos cursos voltados para o eixo de meio ambiente. A parceria entre o Campus Arraial do Cabo e o Projeto Costão Rochoso promete ser uma iniciativa importante para a promoção da educação ambiental e o fortalecimento dos laços entre o IFRJ e a comunidade local.