Semana Intermunicipal de Astronomia da Vale do Café (SIMAVALE)

A Semana Intermunicipal de Astronomia da Vale do Café (SIMAVALE) está acontecendo de 19 a 23/8/2024 nas cidades de Mendes, Vassouras, Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin. Este evento anual, que vem encantando e educando a comunidade desde 2017, faz parte das ações do Projeto Caravana Vale do Saber, uma iniciativa que promove a disseminação do conhecimento científico na região.

A SIMAVALE é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Miguel Pereira e o IFRJ Campus Engenheiro Paulo de Frontin, em parceria com instituições renomadas como o Observatório Nacional e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Nesta edição, a programação conta com a participação da International Olympiad on Astronomy and Astrophysics (IOAA), que está em sua 17ª edição e está sendo sediada em Vassouras pela segunda vez.

O evento está realizando sessões de planetário e foi disponibilizado, no canal do YouTube, o acervo digital com palestras das edições anteriores, uma oportunidade única para estudantes, educadores e entusiastas da astronomia explorarem o universo que nos cerca.

Segundo Ricardo Kneipp, diretor-geral do Campus Engenheiro Paulo de Frontin, a SIMAVALE desempenha um papel crucial para a região Centro Sul Fluminense ao promover a educação científica e despertar o interesse pela astronomia entre jovens e adultos. “O evento não só fortalece a colaboração entre instituições educacionais e científicas, mas também impulsiona o desenvolvimento cultural e econômico da região, atraindo visitantes e incentivando o turismo científico. Além disso, a SIMAVALE oferece uma plataforma para que estudantes e profissionais compartilhem conhecimentos e experiências, contribuindo para a formação de uma comunidade mais informada e engajada com as ciências”, disse o diretor.