Logo IFRJ

Semana da Mulher na Reitoria

A Semana da Mulher foi celebrada, entre os dias 08 e 10 de março, com uma comemoração especial para todas as mulheres lotadas na reitoria. A Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador (CST), por meio da parceria do curso de massoterapia do Instituto Benjamin Constant (IBC), disponibilizou massagem relaxante (Quick Massage) para as servidoras. 

Segundo Ana Paula Fernandes, enfermeira do Trabalho da CST, a ideia surgiu a partir do tratamento estatístico dos dados referentes aos Exames Periódicos em Saúde e à Avaliação Ambiental dos Riscos Psicossociais, implantados na Reitoria. “Identificamos que os riscos ergonômicos existentes eram o principal apontamento dos servidores. Dentre eles, temos questões relacionadas a mobiliário e a posturas inadequadas e os principais problemas de saúde levantados possuíam relação direta com esse risco. Pensamos, então, que, por meio do convênio firmado com o Instituto Benjamin Constant, o curso de massoterapia poderia auxiliar nesta ação de promoção de saúde possibilitando o alívio das tensões osteomusculares provocadas pelo trabalho”, contou. 

A massagem é uma prática integrativa e complementar, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde como adjuvante no tratamento de diversos tipos de doenças. “Na área ocupacional, é possível perceber alívio de dores em geral; redução do estresse, da ansiedade e da depressão; e aumento da sensação de bem-estar por meio da liberação de hormônios ligados ao prazer, dopamina e serotonina. Deste modo, podemos contribuir com a melhoria da qualidade de vida no trabalho das servidoras”, complementou Ana Paula.

Cleia Maria dos Santos Pereira, professora do Instituto Benjamin Constant, explica que a massagem tem vários níveis e vários parâmetros. “Dentro das práticas integrativas, a gente vai ter a reflexologia, a massagem na cadeira, bambuterapia, entre outras. Em todas as massagens, em 15 minutos de duração ela diminui em 30% do cortisol, que é o hormônio responsável pelo aumento do estresse. É o aumento do estresse que vai atrapalhar não só nas dores do nosso corpo, mas no desenvolvimento do nosso trabalho, na nossa atenção, no sono. E também na saúde mental: a ansiedade, o pânico, o mau-humor, a tristeza, tudo isso pode estar relacionado aos níveis muito elevados de estresse. Então quando a gente tem as práticas integrativas atuando, quando a gente tem uma massagem na cadeira atuando nessa pessoa, a gente consegue ajudar na qualidade de vida, não só no físico, como diminuir as dores para curar algumas doenças músculo-esqueléticas, mas também a gente consegue ter manutenção e prevenção de doenças físicas e mentais”, destacou.

A servidora da Proen Monica Menezes de Souza fez uma massagem relaxante durante a ação e ficou satisfeita com o resultado. “Cheguei cheia de dores, cheia de tensões por estar várias horas à frente do computador e já senti diferença ao final. Uma servidora deu a ideia de que tivéssemos aqui essas massagens fazendo parte do nosso dia a dia, não só para mulheres, mas para todos né. Isso já faria uma boa diferença na qualidade do nosso trabalho, eu tenho certeza, pois a qualidade do nosso trabalho está diretamente ligada à saúde, então a gente precisa também investir nisso”, sugeriu.

A servidora Cristina Gomes de Oliveira, da Proex, afirmou que a experiência foi muito boa, um presente inusitado. “Quando vem de surpresa assim então, é uma surpresa boa para a gente. Os profissionais foram super atenciosos, super cuidadosos. Achei muito bacana também o cuidado com o ambiente, a luz e o som complementam. Têm coisas internas que a gente está tratando, mas também os fatores externos acabam contribuindo muito para isso. Então queria agradecer toda a atenção da equipe nesse cuidado, não só nesse presente, mas também com todo o cuidado da equipe com o ambiente”, disse. 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS