Semana de planejamento do Campus São Gonçalo

Com o objetivo de atualizar os servidores do campus sobre as últimas ações e movimentações no âmbito da gestão intracampus e extracampus (Reitorias e Pró-Reitorias), de mapear demandas e dificuldades vividas no ano anterior, e de planejar e tratar de estratégias para 2020, foi realizada a Semana de Planejamento do Campus São Gonçalo. O evento aconteceu de 03 a 08/02.

Na segunda-feira, 03/02, foi realizada uma reunião com a equipe da Direção para tratar de assuntos como a movimentação dos servidores (saídas e chegadas), o encerramento orçamentário de 2019, a reforma do prédio do CIEP Willy Brandt, as ações da Reitoria e do Campus, entre outros.

Houve, ainda, uma reunião com a Direção de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil para falar sobre as atualizações sobre a questão do passe livre estudantil e da criação de um grupo de atendimento multidisciplinar para os discentes.

No terça-feira, 04/02, a palestra “Práticas educacionais e os processos de exclusão: uma análise a partir da Educação em Direitos Humanos” foi ministrada pela professora de História da Educação do Campus Pinheiral, Sabrina Almeida. Ela falou sobre os processos de exclusão no Instituto, sobre o quanto ações mais efetivas ainda são necessárias para garantir o acesso e a permanência dos alunos, sobretudo os mais socialmente vulneráveis. “A escola é um espaço de construção e socialização de saberes, não um espaço de reforço da divisão de classes. Não é só espaço de aprendizagem, é também de perspectiva de futuro”, comentou.

A quarta-feira (05/02) abriu espaço para a palestra “Juventude, educação e direitos humanos: um diálogo necessário”, do professor de Sociologia Vinícius Lima, também do campus Pinheiral. Ele falou sobre as juventudes que integram o Instituto, destacando o empoderamento juvenil deflagrado a partir de alguns dos coletivos identitários. O professor também situou alguns paradigmas ainda presentes na instituição, como o de filtro, de seleção, que busca promover apenas os “melhores”. “O paradigma da ‘pedagogia da superação’ converte o sofrimento dos acúmulos de reprovações como algo necessário para transformação positiva do indivíduo. E há uma lógica ainda presente da banalização da punição, punindo o jovem que reivindica, para silenciá-lo”, alertou.

Já na quinta-feira (06/02), houve o retorno às aulas. O campus fez o acolhimento dos ingressantes no auditório, no qual foi apresentado o histórico do campus, a estrutura dos cursos, os setores do campus e suas funcionalidades, a importância da valorização deste espaço público, foi abordada a questão dos uniformes e do passe livre. Houve, ainda, um momento dos ingressantes com o Grêmio Estudantil.

Uma reunião com os responsáveis dos alunos aconteceu no sábado, dia 08/02, para encerrar a programação da semana. Foram abordados com eles os mesmos assuntos tratados no acolhimento dos alunos, com o acréscimo da importância da parceria entre responsáveis e escola, e uma apresentação de como buscar as informações no sítio institucional.