Serviço Nacional de Aprendizagem Rural capacita servidores

servidores posando para foto

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) iniciou a capacitação “Operação e Manutenção de Motosserras”, no campus Pinheiral. A iniciativa, que aconteceu no dia 20 fevereiro, teve como público-alvo servidores efetivos e terceirizados da unidade, além de convidados externos. O curso segue até o dia 23 de fevereiro.

Para o operador de máquinas agrícolas e um dos responsáveis pela capacitação, Míqueias Fernandes, a ação busca diminuir custos a partir do conhecimento sobre manutenção preventiva, além de promover o aperfeiçoamento do profissional com foco na diminuição de acidentes. Para Miqueias, a iniciativa tem o potencial, ainda, de aumentar a produção.

O instrutor do SENAR, Delorme Corrêa Junior, explicou que as orientações sobre manutenção preventiva evitam desgastes desnecessários para a máquina. O que preserva, dessa forma, a perda de tempo, dinheiro e produção com interrupção do trabalho do motosserra.

Um dos convidados externos que participou do curso, foi o ex-aluno do campus e integrante do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), Alexandre Sousa e Silva. E, a partir do contato com a unidade, ele já anunciou o desejo de realizar parcerias entre o ITERJ e o campus para trabalhos que envolvam alunos da unidade de Pinheiral.